Um dia memorável para o Litoral do Paraná!
A Indicação Geográfica (IG) do Barreado na categoria "Indicação de Procedência" é reconhecida como prato cujo preparo e características típicas, se tornaram símbolo da cultura gastronômica na região.
Barreado, um dos símbolos da gastronomia do estado que segue tradições de mais de 200 anos, feito à base de carne bovina cozida em uma panela de barro lacrada com goma de farinha de mandioca, de acordo com a tradição originária dos Açores, em Portugal.
Localmente, o barreado é considerado mais que uma iguaria, sendo um produto resultante da manifestação gastronômica da cultura da região, presente em festividades como casamentos, batizados e aniversários, bem como nas festas comunitárias e religiosas, de acordo com a documentação enviada ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
O Barreado é a 100ª Indicação Geográfica do Brasil!
Um excelente trabalho realizado pelos empresários da ARSIMER (Associação de Restaurantes e Similares de Morretes e Região) com cooperação do Sebrae.
O restaurante Madalozo é um dos mais tradicionais de Morretes e serve o prato desde os anos 70. A estimativa da Associação é que, hoje, os estabelecimentos do litoral servem entre 2,5 e 3 mil pessoas por final de semana e seguem o modo de preparo típico que marca a cultura litorânea. Segundo Tania Madalozo, a IG possui um significado histórico.
Com este feito o Litoral se torna uma das poucas regiões turísticas do Brasil com mais de um produto IG, sendo a Bala de Banana e o Barreado.
O Paraná é terceiro estado em número de Indicações Geográficas (12), atrás de Minas Gerais (16) e Rio Grande do Sul (13).
Viva o Barreado!
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes