Prefeitura de Morretes realiza Mutirão de Oftalmologia Humana e Animal

Publicado em: 22/09/2022 13:16

Prefeitura de Morretes realiza Mutirão de Oftalmologia Humana e Animal

Fotografia: @flavia_roberta_mvc

A Prefeitura de Morretes, em parceria com a Universidade Federal do Paraná - UFPR e contribuição direta da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último final de semana, o Mutirão de Oftalmologia Humana e Animal (cão).

A ação faz parte do projeto inicial de Manejo Populacional de Animais Domésticos que o município está implantando, e realizou neste momento, um exame específico de retina para investigação de zoonoses, com exames oftalmológicos de humanos e cães, coletas de sangue, vacinação e vermifugação de cães.

Saúde Única é pensar a saúde sabendo que muitas doenças são transmitidas entre as pessoas e os animais em ambientes que podem estar contaminados, por isso precisamos entender essa correlação para podermos atuar de forma mais eficaz no combate a certas doenças como a toxoplasmose, toxocaríase, leptospirose, leishmaniose, raiva, febre maculosa, entre outras.

Foram dois dias de ação com profissionais da UFPR, PUCPR e UNOESTE/SP, além da doação de 250 kg de ração, pelos alunos de medicina veterinária da UNICESUMAR.

A Secretaria Municipal de Saúde, está planejando um novo Mutirão da Oftalmologia, além de iniciar o Serviço de Medicina Veterinária do Coletivo no município, o qual também contará com as castrações.

Em breve, mais informações!