Morretes participou da oficina de elaboração do plano de manejo do parque nacional guaricana

 

Publicado em: 12/09/2022 08:54

Whatsapp

 

Dos dias 29/08 a 02/09 de 2022, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve representando o município de Morretes na oficina de elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional Guaricana, documento fundamental para a consolidação e gestão das Unidades de Conservação, onde são estabelecidos seus propósitos, diretrizes, zonas de usos, normas gerais e específicas de cada setor delimitado ao longo do processo.

A oficina foi promovida pelo ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e contou com a participação de representantes dos 3 municípios abrangidos pela área do Parque Nacional Guaricana: Morretes, São José dos Pinhais e Guaratuba, bem como, de diferentes atores do entorno e com forte interação com este território, como a Aldeia Indígena Tupã Nhe’é, produtores rurais, pesquisadores, montanhistas e o operador turístico EcoGuaricana. E ainda entidades do terceiro setor como, ADETUR, SPVS e Ong Pró UC e representantes de instituições públicas como a UFPR, IAT, SANEPAR, LACTEC e COPEL.

Este documento será de grande importância para a gestão do parque, o desenvolvimento ordenado da atividade turística em alguns de seus setores e em conjunto com as ações de regularização fundiária, incrementar o índice de arrecadação do ICMS-Ecológicos dos 3 municípios em que está situado. 

Os produtos elaborados durante a oficina serão sistematizados e passarão pela revisão dos participantes e da equipe regional do ICMBio e posteriormente pela diretoria nacional até sua aprovação final prevista para os próximos 6 meses.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes