Dia 1º de agosto inicia o Censo 2022 na cidade de Morretes

Publicado em: 22/07/2022 10:14

Prefeitura de Morretes informa que a partir do dia 1º de agosto de 2022, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estará nas ruas da cidade, elaborando o Censo Demográfico 2022, buscando informações importantes para a gestão pública, legislações e planejamentos na administração da cidade.

No momento o IBGE está seguindo o Edital Federal Complementar, Lei 10/2022, realizando convocações, contratações, cadastros de reservas e nessa semana os convocados estão recebendo treinamento para realizar o trabalho.

Ao fim dos treinamentos, o Instituto divulgará o Plano de Pesquisa para o município, que percorrerá toda cidade, coletando informações e dados importantes para o futuro de Morretes. O censo é responsável por realizar diversas análises no município como, a contagem da população, faixa etária, sexo e verificação de domicílios.

Segundo as normas estabelecidas pelo IBGE, a pesquisa é realizada em todos os municípios do país e em todas as residências. É muito importante que a população receba os recenseadores em seus domicílios, pessoas acima de 12 anos apta já podem responder o questionário de perguntas, contendo em mãos os documentos de todos os moradores do lar.

Para segurança de todos, o IBGE explica que o recenseador não é orientado a entrar na residência do entrevistado. O pesquisador estará devidamente uniformizado, com crachá de identificação, contendo um QR Code, número do RG e telefone do Instituto. Apontando o celular para este QR Code e digitando o RG, será direcionado para o site do IBGE, onde terá toda a identificação do pesquisador.

O IBGE é o principal provedor de informações geográficas e estatísticas do Brasil,  que atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade, bem como dos órgãos públicos. O Instituto atua em diversas áreas entre elas, a econômica, agropecuária, industriais e comerciais.