Prefeitura de Morretes promove live sobre a Soberania e Segurança Alimentar para o Desenvolvimento Sustentável

Publicado em: 07/06/2022 13:15

A Prefeitura de Morretes informa que hoje, 7 de junho, às 16h, na plataforma do Facebook Oficial da Prefeitura, acontecerá a “Live Soberania e Segurança Alimentar para o Desenvolvimento Sustentável”, com o Diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Felipe de Jesus.

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) conquistou o seu marco legal como política pública, com a aprovação da Lei 11.346/2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada, e com a inclusão em 2010 da alimentação como direito social no art.º 6 da Constituição Federal.

O Município de Morretes, através Secretaria de Agricultura está reestruturando o Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA), com vista, a ampliar a atenção no nível local, em relação esta importante temática, vital a qualidade de vida da população e de viés interdisciplinar. Exemplo da interdisciplinaridade do tema a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (I COMSAN), realizada em 2011, propôs ações em 5 eixos estruturantes, a saber: acesso ao alimento, transferência de renda, educação para a SAN, apoio para pessoas com necessidades alimentares especiais e produção de alimentos.

No sentido de apreender o avanço da temática e da construção das políticas públicas no âmbito da capital paranaense, a Secretária de Meio Ambiente traz ao debate o Diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba para partilhar os aprendizados que vem ocorrendo em Curitiba, para que a retomada do CONSEA Morretes esteja bem alicerçada na construção de políticas intersetoriais e na integração de esforços entre diferentes atores e setores da sociedade.

Assim, o município busca alcançar patamares mais elevados na garantia da alimentação adequada a todos de maneira integrada ao desenvolvimento sustentável, passando por melhorias na produção da agricultura familiar, o fortalecimento do movimento campesino e na transição gradual para a base de produção agroecológica. Nesse sentido, as políticas públicas de incentivo a esse modo de produção sustentável tem papel fundamental.

Participe da transmissão ao vivo em: https://www.facebook.com/prefeituramorretes