No último domingo (31/10), a cidade de Morretes sofreu com as fortes chuvas que causaram o transbordamento dos rios que cortam a cidade.
Desde o final da tarde de sábado (30/10), quando a situação começou a se agravar, a equipe da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e outros voluntários da Prefeitura se mobilizaram para iniciar os trabalhos de atendimento às famílias.
Ao longo da madrugada de domingo para segunda-feira diversas solicitações de suporte foram atendidas pelas equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Quatro famílias precisaram ser abrigadas pelo município e outras precisaram de ajuda para sair de casa e buscar abrigo na casa de familiares e amigos.
Diversas localidades ficaram isoladas durante a madrugada e alguns pontos da cidade sofreram com as cheias.
Na última segunda (01/11), representantes do município e da Defesa Civil municipal estiveram em reunião com representes dos Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do estado do Paraná, a fim de alinhar as estratégias de ação.
Dentre as medidas tratadas estão a necessidade de elaboração de laudos técnicos relatando os estragos ocasionados pela cheia e o envio dos dados para homologação da situação de emergência no município pelos governos estadual e federal. As medidas são imprescindíveis para obtenção de auxílio financeiro para recuperação dos danos sofridos pelo município.
A Secretaria de Ação Social (em frente ao Hospital) está recebendo doações de alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza para auxílio às famílias afetadas.
Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes