Prefeitura de Morretes avança em projeto de abastecimento de água para aldeia indígena com apoio da Itaipu Binacional

 

Publicado em: 23/04/2025 10:17

Whatsapp

 

Prefeitura de Morretes avança em projeto de abastecimento de água para aldeia indígena com apoio da Itaipu Binacional

Fotos: Luan Batista|Prefeitura de Morretes

A Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, realizou nesta terça-feira (22) uma visita técnica à aldeia indígena localizada dentro do Parque Nacional da Guaricana, na Serra do Mar paranaense. A ação faz parte de um convênio firmado com a Itaipu Binacional, que prevê, entre diversas iniciativas, a implantação de sistema de abastecimento de água em comunidades tradicionais do município.

A aldeia escolhida para receber o projeto abriga 12 famílias e conta com uma escola indígena que atende 26 alunos da etnia Tupã Nhe’é Kretã. A visita teve como objetivo avaliar a viabilidade técnica da instalação do sistema de abastecimento, e contou com a presença do engenheiro do município, representantes da Defesa Civil e de Sérgio, técnico da Caixa Econômica Federal, instituição responsável pela gestão financeira do convênio.

Além da vistoria técnica, a Defesa Civil realizou a entrega de colchões e cestas básicas, em uma ação de apoio humanitário às famílias da aldeia, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar das populações tradicionais.

O projeto também está alinhado a uma importante frente de restauração ambiental no Parque Nacional da Guaricana. Serão 100 hectares de áreas degradadas restauradas com o apoio da comunidade indígena local. A proposta é formar uma cadeia produtiva baseada em espécies nativas da Mata Atlântica, promovendo sustentabilidade, geração de renda e valorização do conhecimento ancestral dos povos originários.

“A implantação do sistema de água é uma conquista fundamental para a saúde e a qualidade de vida da comunidade. E, mais que isso, é um reconhecimento à importância dos povos indígenas na preservação do nosso patrimônio ambiental”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Urbanismo.

A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Morretes com a inclusão social, a justiça ambiental e a valorização das comunidades tradicionais e seu papel na preservação da biodiversidade.


Imagens