A Secretaria de Cultura e Turismo de Morretes realizou, na tarde desta quinta-feira (11), uma importante reunião com representantes do SEBRAE Paraná para tratar de projetos voltados ao fortalecimento do turismo local. O encontro teve como objetivo alinhar futuras ações em parceria com o SEBRAE/PR, reconhecendo a expertise da instituição na área e sua relevância na transformação de destinos turísticos em todo o país.
Durante a reunião, o principal tema em pauta foi o conceito dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) — um movimento que propõe a transformação de municípios turísticos por meio da integração entre setor público, setor privado e sociedade civil. A proposta foca no uso de tecnologia, na melhoria da experiência do visitante, na sustentabilidade e na qualidade de vida da população local.
Entre os pilares discutidos estão:
Governança integrada;
Uso de dados para gestão e tomada de decisão;
Acessibilidade;
Infraestrutura eficiente;
Segurança e mobilidade;
Qualidade das experiências ofertadas aos visitantes;
Valorização da cultura local;
Sustentabilidade ambiental, social e econômica.
O primeiro passo prático da parceria será a realização de um estudo mercadológico detalhado do destino Morretes, que irá levantar dados sobre os produtos turísticos já existentes, avaliar a capacidade de atendimento a visitantes, identificar os principais atrativos e experiências ofertadas, além de analisar a estrutura de governança atual do setor e as ferramentas disponíveis tanto no setor público quanto no privado.
A reunião contou com a presença da consultora do SEBRAE/PR, Catiane Santos, que irá acompanhar de perto a construção do plano de trabalho voltado à qualificação do turismo em Morretes.
“Estamos alinhando com o SEBRAE as próximas etapas dessa parceria, que será estratégica para Morretes. A ideia é desenvolver um trabalho de longo prazo, voltado à estruturação e qualificação do turismo, sempre com foco na sustentabilidade e na inovação”, destacou o secretário de Turismo, Gilton Junior.
Nos próximos dias, novas reuniões serão realizadas para definição conjunta das primeiras ações e construção de um plano de trabalho com foco na transformação de Morretes em um Destino Turístico Inteligente, cada vez mais preparado para receber visitantes, gerando desenvolvimento econômico com responsabilidade social e ambiental.