Defesa civil municipal recebe capacitação e kit de atendimento para situações emergenciais ou desastres naturais

Publicado em: 19/02/2023 21:45

A Defesa Civil do Paraná esteve em Morretes para realizar capacitação em Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para os integrantes da Defesa Civil Municipal e servidores da prefeitura de Morretes que integram o Plano de Contingência do município.

O Plano de Contingência é acionado em decorrência de um desastre e os servidores municipais assumem funções específicas para a sua gestão, realizando um trabalho em conjunto com órgãos estaduais, federais, voluntários e empresas privadas, objetivando o emprego racional de recursos para fazer frente às ações de resposta, reestabelecimento e reconstrução.

Participaram da capacitação:

Secretário de Administração Fernando Neves, Secretário de Ação Social Clodoaldo Tonetti, Coordenador Municipal de Defesa Civil Diogo Dornelles Bueno, Coordenadora Adjunto de Defesa Civil Daniele Medula e a equipe da Defesa Civil do município: Edson Alves, Juvenal Machado, Josemar Alves e Carlos da Luz.

Será realizado ainda, um exercício simulado de mesa, onde situações hipotéticas de um desastre serão apresentadas e se espera que os responsáveis apresentem soluções para fazer frente aos incidentes.

A Defesa Civil de Morretes também recebeu um kit de atendimento COMPDEC, contendo roupas especiais, motosserras, luvas, lanternas, coletes, mochilas, abafadores, assopradores, capacetes, óculos de proteção e barreiras de contenção, itens necessários em situações de incêndio e outros eventos ou desastres naturais.

O kit foi conquistado via emenda parlamentar do Deputado Goura, contribuição do Vereador Isael Poeta. A entrega aconteceu no QG da Defesa Civil Municipal e contou com a presença do Prefeito Júnior Brindarolli, Deputado Goura e assessores, Defesa Civil Estadual, Major Daniel, Sargento Anderson, Cabo Palhano, Cabo Feitosa, Corpo de Bombeiros, Coronel Borba, Major Frazatto, Coordenador Municipal de Defesa Civil Diogo Dornelles Bueno, Vereador Isael Poeta e integrantes da Defesa Civil Municipal.