Sanepar apresenta projeto para 16 municípios, que visa atender 90% de serviços de esgoto até 2033

Publicado em: 11/02/2023 19:40

Prefeito Júnior Brindarolli participou do evento que aconteceu no auditório da Sanepar, no Tarumã, em Curitiba-PR, onde foi apresentado o projeto que será implantado em 16 municípios, visando atender a meta de 90% de serviços de esgoto até 2033.

Diretores da Sanepar apresentaram a prefeitos de 16 municípios da Microrregião Centro-Litoral detalhes do projeto de Parceria Público-Privada (PPP), a ser desenvolvido na região, para universalizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto. A medida visa atender ao novo marco de saneamento que estabelece meta de 90% de esgotamento sanitário até 2033.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, esclareceu que a PPP possibilita mais agilidade ao atendimento da meta, principalmente nos municípios de médio e pequeno portes. "Temos o compromisso de olhar para esses municípios e melhorar seus indicadores. A PPP vai nos permitir avançar mais rápido", disse. O presidente assegurou também que a PPP não significa, de modo algum, privatizar os serviços. "A responsabilidade será sempre da Sanepar. Nós continuaremos a atender os municípios e a responder pelos serviços", garantiu.

Participaram do encontro outros diretores e técnicos da Companhia de Saneamento; prefeitos e representantes dos 16 municípios (Almirante Tamandaré, Adrianópolis, Fazenda Rio Grande, Contenda, Piên, Rio Branco do Sul, Bocaíuva do Sul, Cerro Azul, Guaratuba, Mandirituba, Quitandinha, Campo Largo, Morretes, Rio Negro, Tijucas do Sul e Campo do Tenente); Marcio Wosniack, representando o secretário do Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a secretária-geral das Microrregiões dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Paraná, Marcia de Oliveira Amorim; e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelos estudos de modelagem técnica, financeira e jurídica da PPP.

Foto: Diretor-presidente Claudio Stabile em encontro com prefeitos da microrregião Centro-Litoral