Grupo de escoteiros do brasil realizam atividades educativas e cidadania no porto de cima

Publicado em: 20/01/2023 16:11

Aconteceu em Morretes, nos dias 16 e 18 de janeiro de 2023, o primeiro Moot Nacional Pioneiro, evento que reuniu jovens escoteiros de todo o país, para um programa com diversas atividades, educativas e de cidadania, realizadas na comunidade de Porto de Cima.

Depois de um período difícil de pandemia, esse é o primeiro evento que marca a retomada de atividades nacionais presenciais do Movimento Escoteiro, que acontece no litoral paranaense entre os dias 15 e 20 de janeiro, com expedições em Morretes, Ilha do Mel e Serra do Mar.

O objetivo desta expedição é colocar os participantes em contato com o povo local, para conhecer um pouco de sua história, cultura e costumes.

Em entrevista com o Prefeito Júnior Brindarolli, um grupo de escoteiros ouviu atentamente um resumo das ações do Poder Executivo nos primeiros 2 anos de gestão, um breve relato sobre os personagens famosos que nasceram e representam a cidade de Morretes, a diversidade ecológica e gastronômica local e o grandioso potencial turístico que possui e que está de maneira cautelosa e pertinente sendo explorada e ampliada, em paralelo com a economia do município.

Para a realização das ações com a comunidade do Porto de Cima, foram realizados dois dias de atividades com as crianças na Praça da Igreja de São Sebastião e a restruturação e pintura da quadra do Ginásio de Esportes Marcy Alves Pinto.

Conforme explicou a Mestre Pioneira, Camila Aparecida Osternack e a diretora nacional de eventos do Grupo Escoteiros do Brasil, Eva Alice Gonçalves, a ação foi programada após uma visita à cidade de Morretes e passeio pelo Porto de Cima, onde conheceram o projeto de futsal da prefeitura, e assim iniciou a ideia para revitalização do espaço, em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e de Educação e Esporte, destacando que a mão de obra seria unicamente do Grupo de Escoteiros, justificou.

“É uma satisfação incrível receber jovens de todo o Brasil, fazendo uma inclusão com os nossos jovens, brincando com nossos morretenses, e ver a comunidade onde nasci, sendo presenteada com a manutenção da quadra de esportes. Essa contribuição e participação do Grupo de Escoteiros do Brasil, me deixa muito feliz. Quero agradecer a todos que participaram desse mutirão e que vão levar as histórias e o nome da nossa cidade para todo o país. Obrigado ao Moot 2023!”