Veterinária

 

SERVIÇO DE SAÚDE ÚNICA - FISCALIZAÇÃO DE MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS

A Prefeitura de Morretes, por meio do Serviço de Saúde Única está realizando fiscalizações de maus tratos contra animais (cães, gatos, cavalos, animais silvestres e de produção).

De acordo com a Lei Municipal n° 650 de 23 de Setembro de 2021, maltratar animais é crime e prevê multa e detenção de até 5 anos dependendo do caso. Caracteriza maus tratos: não fornecer água e alimento necessário, abandonar animais, agredir, envenenar ou torturar, manter o animal preso em corda ou corrente curta, não prestar assistência veterinária quando o animal precisar, entre outras situações.

Além disso, sabe-se que pessoas que maltratam animais, tem tendencias a cometer violência doméstica também, contra mulheres, crianças e idosos. A violência contra o animal é reconhecida como um sinal de problema no ambiente familiar, sendo um alerta para violência doméstica. Estudos mostram que 50% das mulheres que sofreram violência doméstica relataram que seus agressores também haviam sido violentos com os animais.

Sendo assim, você pode fazer denúncias de maus-tratos contra animais e uma equipe da Prefeitura irá vistoriar e tomar medidas para resolver o problema.

O horário de funcionamento do Serviço de Saúde Unica é das 8h as 17h, de segunda a sexta-feira. O local para denúncias de maus tratos contra animais é pelo link: