No último (13/09), alunos, professores, empreendedores e representantes de órgãos públicos dos municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba (PR) participaram do encerramento das turmas da Escola de Conservação da Natureza, que passou pelas três cidades. O evento, realizado na Reserva Natural Guaricica, área mantida pela SPVS, celebrou os ensinamentos dos alunos frente a pautas que reconhecem as riquezas naturais e culturais de cada região.
O dia contou com uma programação diversa, incluindo imersão na floresta, caminhada pela trilha da Experiência Guaricica e atividades didáticas com apresentação dos alunos, que falaram sobre seus municípios. Representantes de órgãos públicos, como o ICMBio e das três prefeituras, também estiveram presentes.
Na ocasião, o município de Morretes foi representado pela Secretaria de Cultura e Turismo, com a participação do secretário Gilton Dias Júnior e do diretor de Turismo Richardson Nascimento, e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, representada pela secretária Mariana Meduna, reforçando o compromisso conjunto com a valorização da cultura local, a preservação ambiental e o fortalecimento do turismo sustentável.
O evento contou ainda com a presença de empreendedores que integram a rede de portais da iniciativa da Grande Reserva Mata Atlântica, entre eles os representantes dos portais Graciosa, Vale do Gigante e Guarakessaba. No final da tarde, esses profissionais realizaram uma fala de acolhida aos jovens, identificando, principalmente, as oportunidades do território em termos de produção de natureza e economia, como a prospecção de empregos na região.
A Escola de Conservação é um programa mantido e promovido pela SPVS. Esta edição contou com apoio do Ministério do Desenvolvimento da Alemanha, por meio da parceria com o Global Nature Fund (GNF), a partir de edital público do projeto “Youth training and networking to strengthen a restorative economy in the largest continuum of Atlantic Forest in Brazil” (Conexão e capacitação de jovens para fortalecer uma economia restaurativa no maior contínuo de Mata Atlântica no Brasil).
Fotos por: Gabriel Marchi/Olhar Nativo