Morretes se fez presente no evento em curitiba que representa a força da mulher paranaense

Publicado em: 27/03/2023 15:12

II Encontro das Primeiras-Damas do Paraná

No dia 21 de março de 2023 (terça-feira), o Museu Oscar Niemeyer foi sede do II Encontro das Primeiras-Damas do Paraná – A Força da Mulher Paranaense. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 participantes, dentre elas prefeitas, primeiras-damas, secretárias e assistentes sociais, e teve como objetivo apresentar políticas públicas de proteção, saúde e empreendedorismo feminino.

O litoral paranaense marcou presença, sendo algumas das representantes: a Secretária Municipal de Governo de Morretes, Miriélen da Cunha (PSB); a Vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patrícia Millo (MDB); a Secretária de Gabinete Institucional de Paranaguá, Christiane Yared (PP).

Durante o evento, foram apresentadas inúmeras iniciativas, dentre elas, o destaque para o “Banco da Mulher Paranaense”, da Fomento Paraná. Trata-se de linhas de microcrédito de até R$ 20 mil para empreendimentos informais, Microempreendedoras Individuais (MEIs) ou microempresas com faturamento anual de até R$ 360 mil.

Outro importante projeto apresentado foi o “Ame-se”, site que reúne diferentes iniciativas de todas as Secretarias de Estado em um único local, centralizando serviços que possam orientá-las de forma simples e descomplicada.

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, presidiu o evento e falou sobre a importância da iniciativa para que o Governo do Estado conheça as necessidades de cada região e ponha as mulheres como protagonistas nas políticas públicas:

“Nosso propósito é estreitar laços e mostrar que essa união é essencial. Onde está a população que nós precisamos atender e fazer a diferença? Ela está nas cidades, então precisamos otimizar esse trabalho, que tem que ser em conjunto para que faça a diferença na vida da população paranaense.”

Luciana também destacou o papel das mulheres na Assembleia Legislativa do Paraná, que passou de 5 para 10 deputadas estaduais, o maior número da história do Legislativo em quase 170 anos.

Segundo a Secretária Municipal de Governo de Morretes, Miriélen da Cunha, observar a atuação de mulheres na organização de políticas públicas, recupera a dignidade das demais, e complementou:

“Não adianta pensar em conquistas de direitos se os direitos já garantidos não têm o alcance que deveriam. Então, foi extremamente sensível da parte da primeira dama promover o evento. Foi importante para nós servidoras públicas, estarmos juntas nessa construção”.

Durante o encontro, o Governador Ratinho Júnior (PSD) sancionou a lei que cria o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher (FEDIM/PR), encaminhada à Assembleia Legislativa em 8 de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O objetivo do Fundo é dar suporte financeiro no planejamento, implantação e execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. O governador também anunciou um pacote com dez ações focadas no combate à violência contra a mulher, com a criação de canais de atendimento ao público feminino e suporte a servidoras e trabalhadoras terceirizadas.