Proclamação da república e o fim da monarquia no brasil

 

Publicado em: 15/11/2022 20:07

Whatsapp

 

 

A Proclamação da República, comemorada no dia 15 de novembro, é uma das datas mais icônicas e importantes da história de nosso país. Pois foi quando o Brasil colocou um fim a Monarquia, encerrando o reinado de Dom Pedro II, no ano de 1889.

Apesar do Brasil ter se tornado independente de Portugal em 7 de setembro de 1822, ele continuou como monarquia. Porém, a situação do país ainda era lastimável. Depois de compor colônia de Portugal, das crises do reinado de Dom Pedro II e da decadência econômica impulsionada pela Guerra do Paraguai, a calamidade se instaurou. Diante dessa situação, catalisadas também por outros fatores, resultou na união de diversos grupos insatisfeitos. Como resultado, um golpe de estado foi planejado para acabar com o reinado de Dom Pedro II.

Neste ponto, ganha destaque a figura de Marechal Deodoro da Fonseca – que era chefe do exército na época. Inicialmente, ele era a favor da monarquia, no entanto, foi convencido pelos republicanos e articuladores da intervenção a aderir à causa.

Com o Parlamento recusando as propostas da realeza, tudo estava arquitetado para que Deodoro executasse o golpe de estado no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, a capital do Brasil naquele período. Posto o fim da monarquia constitucional parlamentarista e instaurado o sistema republicano federativo presidencialista, Marechal Deodoro da Fonseca tornou-se o primeiro presidente do Brasil. O novo governo autoritário exilou a família real portuguesa. Deodoro ficou no poder até 1891, quando renunciou.

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes