Prefeitura de Morretes adere o Programa Opera Paraná

Publicado em: 04/03/2022 11:06

No ultimo mês, o Município de Morretes aderiu ao “Programa Opera Paraná” da Secretaria de Estadual da Saúde no intuito de diminuir a fila de cirurgias eletivas gerada pela pandemia.

As cirurgias eletivas são aquelas que não são consideradas de urgência e podem aguardar agendamento, as quais foram suspensas em todo o Brasil nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia para garantir leitos, insumos e medicamentos aos pacientes com Covid-19.

No dia 11 de janeiro de 2022, o Prefeito Junior Brindarolli entregou ao Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, um ofício solicitando atenção à fila de eletivas do Município de Morretes. Com o retorno gradativo das cirurgias eletivas, notou-se uma necessidade urgente de diminuir a demanda reprimida, portanto, ao aderir ao Programa Opera Paraná, Morretes receberá aproximadamente R$ 210 mil reais em recursos para investir em cirurgias eletivas, conforme a necessidade do município e pactuação com o Estado.

A equipe técnica da Secretaria de Saúde de Morretes elencou as maiores necessidades em cirurgias que estarão divididas em seis especialidades: Sistema Osteomuscular; Aparelho Digestivo; Aparelho da Visão; Aparelho Geniturinário; Vascular; Vias Aéreas Superiores e do pescoço. Estima-se que serão realizadas 67 cirurgias eletivas a partir do segundo semestre deste ano, conforme planejamento da SESA.

Em reunião realizada no mês de fevereiro dia 14/02 com o Diretor da 1ª Regional de Saúde, Leovaldo Bonfim, o Secretário de Saúde Aaronson Ramathan reafirmou sua intenção de diminuir a fila de cirurgias eletivas suspensas em decorrência da pandemia e contribuir com a saúde e bem estar da população de Morretes.