Em razão dos fatos relatados pela paciente que sofreu aborto natural e necessitou de atendimento médico no HMM, a Prefeitura de Morretes vem prestar os seguintes esclarecimentos à população.
No dia 19 de janeiro de 2022, a paciente e gestante compareceu para consulta de rotina do “pré-natal”, realizado pela atenção primária da Secretaria Municipal de Saúde.
Após avaliação de rotina, o médico ginecologista/obstetra não identificou os batimentos cardíacos fetais e solicitou à paciente a realização de uma ultrassonografia.
A paciente realizou o exame solicitado no dia 20 de janeiro de 2022, o qual confirmou o óbito fetal.
Ainda na data de 20 de janeiro a paciente procurou atendimento no Hospital e Maternidade de Morretes (HMM) e foi atendida pelo médico de plantão, o qual entrou em contato telefônico com o Centro Obstétrico do Hospital Regional do Litoral (HRL) para o encaminhamento da gestante. O atendimento foi negado pelo HRL na data de 20 de janeiro.
Por conseguinte, no dia 21 de janeiro, novamente o HMM enviou a gestante para procedimento de curetagem e o HRL mais uma vez adiou, desta vez para o dia 22 de janeiro de 2022. Na data de 22 de janeiro de 2022 o procedimento de curetagem foi realizado no Centro Obstétrico do HRL.
O histórico referente aos atendimentos realizados durante as gestações da paciente está devidamente registrado nos arquivos do HMM e demonstram que os atendimentos foram realizados em consonância com os procedimentos médicos aplicáveis.
Importante salientar que o HMM, possui caráter de Pronto Atendimento, dedicando-se ao atendimento de urgências e emergências, realizando a estabilização de pacientes e o seu encaminhamento ao Hospital Regional do Litoral do Paraná (HRL), quando necessário, o qual fica responsável pelos procedimentos de maior complexidade.
Imprescindível mencionar, ainda, que o Centro Obstétrico do HRL tem porta direta com todos os municípios do litoral, o que significa dizer que não há necessidade prévia de inclusão da solicitação de transferência no cadastro de regulação de leitos, mas devido à superlotação não atendeu de imediato a solicitação do HMM.
Neste momento, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde vem buscando esclarecer todas as circunstâncias, a fim de que as informações repassadas à população estejam corretas.
Ainda assim, será instaurado o devido procedimento administrativo, de forma que eventual irregularidade nos procedimentos adotados seja identificada.
A equipe da Prefeitura de Morretes, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde, se sensibiliza com a perda da paciente e informa que, independentemente do resultado da apuração administrativa, se compromete a dar continuidade no aprimoramento dos procedimentos internos para que situações como esta não se repitam.
Os profissionais da saúde veem trabalhando arduamente nos últimos dois anos de pandemia e permanecem dedicados aos atendimentos necessários à população.
Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Morretes