Morretes firma convênio histórico para preservação do patrimônio histórico

 

Publicado em: 16/12/2025 17:34

Whatsapp

 

Morretes firma convênio histórico para preservação do patrimônio histórico

Fotos Assessoria Secretaria de Inovação

Foi assinado na tarde desta terça-feira (16) um convênio estratégico que une a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, e os municípios de Morretes e Antonina. A iniciativa representa um marco para a preservação do patrimônio histórico e para o fortalecimento do desenvolvimento regional no Litoral paranaense.

Participaram do ato de assinatura o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o reitor da UTFPR, professor Everton Lozano, o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior, além de autoridades e representantes das instituições envolvidas.

O convênio estabelece o repasse de recursos do Governo do Estado diretamente à UTFPR, que ficará responsável por executar os projetos técnicos previstos, incluindo o levantamento, diagnóstico, digitalização e a organização das informações sobre o patrimônio histórico das cidades de Morretes e Antonina. Esses trabalhos resultarão em documentos e dados estratégicos, que permitirão às prefeituras estruturar projetos consistentes e buscar novos recursos junto aos governos estadual e federal.

De forma simples, o Estado financia, a universidade executa os projetos com base em conhecimento técnico e acadêmico, e os municípios passam a contar com informações qualificadas para planejar melhor o futuro, preservar sua história e fortalecer políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Para o reitor da UTFPR, professor Everton Lozano, o convênio representa uma conquista para todos os envolvidos. “Isso vai resultar em informações e documentos estratégicos para as prefeituras desses municípios, que poderão participar e angariar recursos por meio de diversos projetos. Ganham os municípios, ganha a UTFPR na formação de estudantes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, e ganha também o Estado, promovendo desenvolvimento e melhorando as condições de turismo, visitação e preservação do patrimônio histórico dessas cidades”, destacou.

O secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressaltou a importância da parceria para o litoral do Paraná. “É uma grande alegria receber o prefeito Júnior, que faz uma bela gestão em Morretes, e também o nosso reitor da UTFPR, a única universidade tecnológica do Brasil, para trazer uma boa nova ao nosso litoral. As cidades de Antonina e Morretes terão o apoio do Governo do Paraná para desenvolver projetos voltados aos seus patrimônios históricos. São cidades maravilhosas que precisamos preservar. Com esses projetos, poderemos buscar recursos tanto do Governo do Estado quanto do Governo Federal para alavancar esses grandes patrimônios que temos no Paraná”, afirmou.

O prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior, destacou os benefícios diretos para o município e a importância do convênio para o planejamento futuro. “Esse convênio é muito importante para Morretes porque nos dá base técnica e documentos que o município nunca teve de forma organizada. Com esse trabalho feito pela UTFPR, vamos poder planejar melhor, apresentar projetos bem estruturados e buscar recursos para preservar nosso patrimônio histórico, fortalecer o turismo e gerar desenvolvimento para a nossa cidade”, ressaltou o prefeito.

Com um investimento de R$ 575 mil, o projeto viabiliza a digitalização e o inventário completo do patrimônio histórico de Morretes e Antonina, fortalecendo a preservação cultural, o desenvolvimento científico e o uso da tecnologia a serviço da memória e da identidade do Litoral do Paraná.

A parceria consolida a integração entre Estado, universidade e municípios, promove inovação aliada à preservação cultural e amplia as oportunidades de crescimento sustentável, posicionando Morretes como referência na valorização do patrimônio histórico no Paraná.


Imagens