Prefeitura de Morretes destaca a importância do aleitamento materno

Publicado em: 11/08/2022 11:47

A Prefeitura de Morretes destaca na programação dos eventos do Agosto Dourado, a luta pelo incentivo ao aleitamento materno.

As ações da Secretaria Municipal de Saúde, reafirmam a importância do aleitamento materno e seus benefícios, tanto para a mãe como para o bebê. Pesquisas mostram que a incidência de câncer de mama é menor em mulheres que amamentaram. E para a criança, é fato que nenhuma fórmula possui o mesmo valor nutricional que o leite materno.

Veja como é importante o aleitamento materno.

1. Deve ser iniciado ainda na sala de parto. A amamentação de primeira hora é tão importante quanto simples de ser realizada pois não é preciso que o bebê sugue uma grande quantidade de leite.

2. Aumenta a Imunidade do Recém-Nascido. O colostro, leite grosso que é o primeiro a ser sugado pelo bebê, possui 700 espécies de bactérias saudáveis, que irão fazer a colonização inicial do intestino e isso é fundamental para que tenhamos um sistema imunológico eficiente durante a vida toda.

3. Diminui as chances de contrair doenças na 1ª infância. Alguns órgãos não nascem totalmente prontos e, até o sexto mês de vida, o estômago, o intestino, e os rins do bebê só estão preparados para lidar com as características do leite materno e qualquer outro alimento oferecido irá prejudicar suas funções.

4. Pode aumentar o quociente de inteligência (QI). Considerando que o leite materno é rico em uma gordura chamada de DHA, ele é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso. Essa gordura proporciona a formação de neurônios, possibilita o aprendizado e contribui para a memória.

5. O contato pele a pele aumenta a conexão mãe-bebê, é um momento de aproximação da mãe e do bebê, proporcionando maior vínculo afetivo entre eles.

6. Evita Alergias, cólicas e diarreia, estudos mostram que bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de vida possuem uma menor chance de apresentar alergias alimentares a diversos alimentos como leite de vaca, peixes, mariscos, soja, glúten, amendoim, ovo, entre outros. Por ser de fácil digestão, ele evita problemas como gases e cólicas intestinais.