A Prefeitura de Morretes solicita ao Ministério da Saúde lotes adicionais de vacina contra o Coronavírus

Publicado em: 17/06/2021 14:14

Na data de 15 de junho de 2021 a Prefeitura de Morretes solicitou ao Ministério da Saúde lotes adicionais de vacina contra a Covid-19.

A justificativa para a solicitação é de que a base de dados do SUS no Município sofreu com a defasagem de informações ao longo dos anos, resultando na redução do número de pessoas com comorbidades cadastradas, bem como o número estimado de população do Município que integraria os demais grupos prioritários.

Por essa razão, a solicitação visa alterar o critério de contagem do número de vacinas encaminhadas ao Município para que seja baseado na estimativa total de população, calculada pelo IBGE.

Outro ponto destacado no requerimento é que o Município de Morretes é a terceira cidade mais visitada do Paraná, recebendo inúmeros turistas aos finais de semana e feriados, sendo o turismo a principal indústria do Município e propulsor do desenvolvimento local.

O Senador Flávio Arns corroborou o requerimento, reforçando ao Ministério da Saúde a necessidade de se promover uma readequação do número de doses destinadas ao Município, possibilitando uma ampla cobertura vacinal.

Leia na íntegra o teor do ofício expedido pelo Senador Flavio Arns ao Ministério da Saúde:

Senhor Ministro,

Tem o presente a finalidade de afirmar apoio ao solicitado pela prefeitura municipal de Morretes-PR, no que diz respeito ao fornecimento de vacinas contra a COVID-19 ao município.

Conforme coloca o prefeito SEBASTIÃO BRINDAROLLI JUNIOR, vide anexos, em expediente fundamentado e endereçado a Vossa Excelência, convém que o Ministério da Saúde, ao quantificar o envio de doses para Morretes, adote o critério da estimativa de habitantes, como consta no IBGE, e não o de usuários cadastrados no SUS.

A intenção do Prefeito, com a qual todos concordam, é a de promover a maior cobertura vacinal possível de seus munícipes, em face da atual escassez de imunizantes.

Agradecido pela atenção de Vossa Excelência ao solicitado, permaneço no Senado Federal à disposição para contribuir com o enfrentamento à COVID-19, naquilo que esteja ao nosso alcance.”