A Secretaria de Cultura e Turismo, convida toda a comunidade a participar de uma votação nacional que irá definir o Dia Nacional do Montanhismo. A Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) abriu uma consulta pública, e Morretes – berço histórico da prática no Brasil – tem a oportunidade de ver reconhecida, em todo o país, a data de 21 de agosto como símbolo maior do esporte.
Foi em 21 de agosto de 1879 que ocorreu a primeira conquista documentada do Pico Marumbi — feito que marca o nascimento do montanhismo esportivo brasileiro. Desde 2013, essa data já é celebrada oficialmente no município como o Dia da Montanha, conforme a Lei Municipal n° 219. Em âmbito nacional, tramita no Congresso a Proposta de Lei n° 5087/2023, que reconhece Morretes como o berço do montanhismo no Brasil.
Agora, o momento é de união e mobilização. A Secretaria de Cultura e Turismo reforça o apelo à população, montanhistas, visitantes e a todos que compartilham do respeito pela natureza e pela história do Marumbi, para que votem em 21 de agosto como o Dia Nacional do Montanhismo.
“Mais do que uma data, é o reconhecimento da nossa história. O montanhismo brasileiro começou aqui, e essa votação é uma forma de valorizar não só Morretes, mas toda a cultura de montanha do país”, destaca o secretário de Turismo, Gilton Junior.
O Marumbi é símbolo de superação, preservação ambiental, identidade e pertencimento. Celebrar o 21 de agosto é reafirmar esses valores e garantir que as próximas gerações conheçam e respeitem esse legado.
Participe, vote e compartilhe!
Acesse o formulário oficial da CBME e escolha 21 de agosto como o Dia Nacional do Montanhismo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd1R_4BqspYKK3YDyVMzxxLIgP89N7nyDNcf0tUYEO_dcOyaQ/viewform
Vamos juntos mostrar ao Brasil que Morretes vive e respira montanhismo.