Secretaria de saúde realiza ações sobre saúde bucal nas escolas

Publicado em: 14/05/2024 11:47

Morretes celebra o ano da Política Nacional de Saúde Bucal com ações nas escolas!

No dia 8 de maio, comemora-se o primeiro aniversário da Lei n.º 14.572, que instituiu a Política Nacional de Saúde Bucal no SUS. Em parceria com a Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) e a Coordenação Geral de Saúde Bucal, realizamos o Dia "D" do Mais Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola (PSE). As equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde visitaram diversas escolas municipais, levando informações e cuidados para os alunos, do Infantil 4 ao 5.º ano.

As atividades realizadas incluíram:

• Palestras educativas sobre a importância da saúde bucal;

• Revelação de placa bacteriana para conscientizar sobre a higiene;

• Escovação supervisionada para ensinar a técnica correta;

• Aplicação de flúor para prevenir cáries;

• Encaminhamento para tratamento odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS), quando necessário, através de carta de convocação.

Confira as escolas que receberam as ações e as equipes responsáveis:

• Benedita da Silva Vieira: Dr. Lucas Machado e Rafaela Ferreira.

• Barro Branco: Dr. Celso Rogério Rambo e Silviane Ferreira De Lima.

• Elias Abrahão: Dra. Bruna Weinert e Laureci Alves de Souza.

• Dulce S. da Motta Cherobim: Dra. Ana Carolina Bonzatto Chagas e Lucinea Correa Rodrigues.

Além das atividades, os alunos receberam kits com escova, pasta de dente, fio dental e cartilha educativa para reforçar os cuidados em casa.

A Prefeitura de Morretes reforça seu compromisso com a saúde de nossas crianças e agradece a todos os envolvidos nesta importante ação!