Com o apoio da Prefeitura de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o município recebeu no último dia 05 de maio (segunda-feira) a visita do Projeto Aproxima JFPR – Justiça Itinerante: Reduzindo distâncias, viabilizando direitos, promovido pela Justiça Federal do Paraná (JFPR).
A ação foi realizada no Centro Comunitário Madre Teresa de Calcutá (Centro Pastoral), na Colônia Sesmaria, e atendeu moradores das comunidades Sesmarias, Sapitanduva e Tangará. A Secretaria de Assistência Social esteve à frente da organização local, realizando a mediação com as lideranças comunitárias, indicando o local, apoiando a logística e acompanhando os atendimentos com a equipe do CRAS.
A equipe multidisciplinar coordenada pela JFPR realizou cerca de 80 atendimentos, oferecendo serviços gratuitos e essenciais, como confecção de RG, Cadastro Único, Bolsa Família, emissão e regularização de Título de Eleitor, regularização de CPF, atendimentos do INSS (aposentadoria, pensão, auxílio doença, BPC), ações de família (divórcio e pensão alimentícia), atendimento de multas ambientais e consultas de processos judiciais.
Esta foi a quarta vez que o projeto esteve presente em Morretes, ampliando o alcance para comunidades que ainda não haviam sido contempladas.
Parcerias e apoio
A ação contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, incluindo a diretora do Foro, Dra. Luciana da Veiga Oliveira, magistrados, servidores da JFPR e representantes das instituições parceiras: Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS Morretes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE), Polícia Militar, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Água e Terra (IAT) e Polícia Federal.
A Prefeitura de Morretes reforça seu compromisso com a promoção da cidadania e agradece a todos os envolvidos no projeto, que trouxe benefícios diretos à população, aproximando os serviços de quem mais precisa.