"Descendo a Estrada da Graciosa de Bicicleta" movimenta Morretes com esporte, cultura e turismo sustentável

 

Publicado em: 28/04/2025 15:45

Whatsapp

 

Fotos: Agustin Saconne @ita.negr.ita

No último dia 26 de abril, Morretes recebeu a primeira edição do evento “Descendo a Estrada da Graciosa de Bicicleta”, reunindo ciclistas, moradores e visitantes em uma programação gratuita que combinou esporte, cultura, meio ambiente e turismo sustentável. A ação foi viabilizada pela Lei Paulo Gustavo em parceria com a Prefeitura de Morretes.

A atividade foi dividida em quatro momentos. O primeiro passeio ciclístico contou com 25 participantes e saiu do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, até o Bistrô Casa à Temperança, em Morretes, com carro de apoio e apoio técnico da ciclovidaufpr.

Em seguida, um segundo passeio partiu do centro histórico de Morretes, passando pela ponte molhada e estrada do Anhaia, também chegando ao Bistrô, com 10 participantes. Durante o percurso, o guia Pakho compartilhou curiosidades sobre a história do município e dos locais visitados, valorizando ainda mais a experiência.

No Bistrô, os participantes puderam desfrutar de banho de rio, almoço especial e seguiram para a estreia do filme “Descendo a Estrada da Graciosa de Bicicleta”, realizado via Lei Paulo Gustavo. A tarde encerrou com uma roda de conversa sobre a "Rota Caiçara de Cicloturismo" (@rotacaicaradecicloturismo), reunindo cerca de 50 pessoas e contando com a participação dos representantes do Programa Ciclovida UFPR: David Couto, José Belotto e José Pedro da Ros.

O evento reforçou a importância do cicloturismo como forma de valorização ambiental e cultural, promovendo Morretes como destino de aventura e turismo sustentável. Como destacou a organização, “a Estrada da Graciosa é mais do que uma via de transporte, é um manifesto vivo da história, da cultura e da natureza de Morretes”.

 

Informações do filme "Descendo a Estrada da Graciosa de Bicicleta":

Realização: Lei Paulo Gustavo e Prefeitura de Morretes

Produção: Barbara Ribas

Direção, captação e edição: Agustin Saccone

Filmagem de Drone: Eduardo Rebelo

Assistência de produção: Sandy Fonseca e Tiago Barbosa

Texto e narração: Júlia Moretti

Trilha sonora: Tiago Barbosa e Barbara Ribas

Design: Carolina Sobreira


Imagens