Morretes segue como referencia na colaboração entre municípios para o fortalecimento da educação publica. O município, pioneiro nas atividades do Arranjo de Desenvolvimento da Educação, teve participação de destaque no evento realizado na ultima quinta-feira (27), em Paranaguá. A iniciativa, que reune as cidades do litoral, busca aprimorar os índices de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática nos Anos iniciais.
A secretária municipal de Educação e Esportes de Morretes, Adriana Assumpção, representou o município e destacou os avanços conquistados por meio do trabalho conjunto no Arranjo. “Se compartilharmos as experiências individuais dos municípios, podemos todos aprender, adaptar e melhorar. Espero que agora, com a troca de gestão, os demais municípios possam continuar esse trabalho colaborativo, que ja apresentou sucesso. Morretes, por exemplo, recebeu medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização”, afirmou.
Com referencias do projeto Avança Litoral, Morretes criou o Avança Morretes - Coordenadores em Ação, uma iniciativa que visa fortalecer as práticas pedagógicas nas escolas do município. O projeto é um exemplo de como o arranjo tem impactado diretamente a educação local, trazendo resultados expressivos e inspirando outras cidades a adotarem metodologias semelhantes.
Além da assinatura do termo de compromisso pelos prefeitos da região, o evento marcou o lançamento do livro “Sete Vozes e um Propósito”, que documenta boas práticas educacionais das cidades participantes. O trabalho desenvolvido em Morretes é um dos destaques da obra, consolidando o município como um dos protagonistas no desenvolvimento educacional do litoral paranaense.