Morretes receberá oficina e espetáculo circense nas escolas municipais rurais

 

Publicado em: 06/03/2025 15:43

Whatsapp

 

O Município de Morretes, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, firmou um Termo de Cooperação com o projeto "Circo na Escola", contemplado pela Lei de Fomento Paulo Gustavo. O projeto levará oficinas de experimentação circense e espetáculos às escolas municipais rurais. A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma experiência cultural enriquecedora aos alunos, incentivando o aprendizado, a criatividade e o trabalho em equipe.

A opção pela priorização de projetos educativos foi tomada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em conjunto com o Conselho de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esporte.

O projeto será realizado em quatro escolas municipais da zona rural:

  • Escola Municipal Rural Prof.ª Thereza Madalozo Zilli - EIEF

  • Escola Municipal Rural Maria Augusta Campos Cagni - EIEF

  • Escola Municipal Rural de Barro Branco

  • Escola Municipal Rural Prof.ª Esmeralda Cit Scucato - Anhaia

Com duração de quatro meses, o "Circo na Escola" oferecerá uma oficina prática de uma hora de duração, seguida de uma apresentação circense de aproximadamente 35 minutos em cada instituição de ensino. O valor estimado para a realização das atividades, incluindo prêmios e brindes para os participantes, é de aproximadamente R$ 10.000,00.

A primeira etapa do projeto ocorreu em fevereiro, com a visita técnica realizada no dia 26 e a oficina com apresentação no dia 27. As próximas apresentações seguirão o seguinte cronograma:

  • Março – Segunda escola (previsão para a segunda semana do mês)

  • Abril – Terceira escola (previsão para o final do mês)

  • Maio – Quarta e última escola (previsão para o final do mês)

Um dia antes de cada apresentação, é realizada uma visita técnica para orientar professores e alunos, além de verificar o espaço, iluminação e demais necessidades. No dia da apresentação, os alunos participam de um aquecimento e aprendem sobre diferentes técnicas do malabarismo, como bolinhas e esferas de cristal, elementos que também são utilizados no espetáculo interativo, que inclui monociclo e outras atuações lúdicas.

As datas exatas de cada apresentação serão definidas com cerca de 15 dias de antecedência, considerando as condições climáticas, pois as atividades são realizadas, em sua maioria, ao ar livre. Muitas escolas rurais não possuem ginásios ou espaços fechados adequados para esse tipo de evento.

A Secretaria Municipal de Educação e Esporte ressalta a importância de ações culturais como essa, que contribuem para a formação integral dos alunos, promovendo uma educação dinâmica e inclusiva, que vai além da sala de aula.