Consulta pública para a LDO 2025

Publicado em: 05/06/2024 10:10

Consulta Pública da LDO 2025

A Prefeitura de Morretes convida os morretenses para a realização da Consulta Pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2025. Este é um momento crucial para a definição das prioridades e metas que orientarão o orçamento do município no próximo ano. Em busca de uma administração cada vez mais participativa e transparente, convidamos todos os moradores de Morretes a contribuírem com suas ideias e sugestões.

A pesquisa será realizada de forma online, permitindo uma maior inclusão e acessibilidade para todos os cidadãos. A participação da comunidade é fundamental para garantir que o planejamento financeiro do município reflita as reais necessidades e desejos da população.

O que é a LDO?
A Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborada anualmente, tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o ano seguinte. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi
estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos. Serve como um ajuste anual das metas colocadas pelo PPA, decorrentes de reavaliação da realidade econômica e social do
Município.

Por que participar da Consulta Pública?
É um processo participativo onde os cidadãos indicam à Prefeitura quais as principais ações, obras e serviços públicos que devem ser priorizados e incluídos na previsão orçamentária do Município, no ano seguinte ao da consulta pública.
Funciona como instrumento para garantir o caráter democrático da gestão pública e cumprir as normas previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e no Estatuto das Cidades.

Passo a Passo para Participação:

1. Acesse o site oficial da Prefeitura de Morretes: O formulário estará disponível na página inicial do site (pop-up).

2. Preencha o formulário online: indique suas prioridades, sugestões e comentários sobre onde e como os recursos públicos devem ser alocados.

3. Envie suas contribuições: após preencher o formulário, clique em "Enviar". Todas as contribuições serão analisadas pela equipe de planejamento da Prefeitura.

Prazo para Participação:
As sugestões poderão ser enviadas até o dia 10/07/24, garantindo que todas as opiniões sejam consideradas na elaboração da LDO 2025.

Para mais informações, acesse o site da Prefeitura ou entre em contato através dos nossos canais de atendimento.

Como Participar?
A participação será por meio eletrônico diretamente no site da Prefeitura
ou através do QRCode.

Link direto para o formulário: