SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Divisão de Vigilância Ambiental Comitê de Mobilização Contra a Dengue

INFORMATIVO 02/2015

Em função da epidemia de dengue vivida no país, a coordenação e o Comitê Municipal de Dengue, comunicam que Morretes segue rigorosamente o preconizado pelo Ministério da Saúde, com visitas diárias a 30% dos imóveis da zona urbana, semanais nas armadilha (são depósitos com água estrategicamente colocados com o objetivo de atrair as fêmeas do vetor para postura de ovos), e quinzenais em PE-Pontos Estratégicos (local com grande concentração de depósitos, tais como borracharias e cemitérios).

Em uma destas inspeções, no final de 2014, foi localizado um foco do mosquito transmissor em uma armadilha instalada ao longo da BR 277.

No início 2015 novas armadilhas positivaram e focos, também foram encontrados em imóveis da região do Centro.

Sempre que larvas positivas para Aedes aegypti são encontradas, os agentes realizam um "bloqueio" para eliminar os focos existentes e evitar a proliferação.

Já em janeiro deste ano a coordenação em conjunto com o Comitê, decidiu que deveriam ser realizados mutirões em todo o município, incluindo a zona rural - Zona não trabalhada pelo MS, para remoção de possíveis criadouros, uma vez que 80% dos focos estão nas residências.

Cada mutirão, em número de 5, atingiu determinada área do município. As coletas iniciavam sempre no sábado e, durante a semana em que ocorreria a ação, agentes comunitários de saúde daquela localidade em parceria com os agentes visitadores da dengue, visitava as residências deixando material educativo e informe a respeito do mutirão. As casas visitadas recebiam um adesivo para evitar a revisita.

As escolas e unidades de saúde da região também desenvolviam ações durante a semana.

Os mutirões aconteceram nas semanas 23/02, 09/03, 17/03, 06/04 e 22/04. Foram recolhidos 20 caminhões de 7,0 m³ cada. Os materiais recolhidos foram encaminhados para o depósito municipal de reciclagem.

Embora a responsabilidade seja do gerador, a cada 15 dias, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fazem a coleta de pneus nas borracharias do Município para dar destinação adequada. Salientamos que até a presente data não registramos nenhum caso autóctone (origem no município) e, que o último foco positivo do mosquito ocorreu em janeiro.

Informamos que embora não haja casos da doença, contamos com um plano de contingência para enfrentamento, caso venha ocorrer.

Para que a doença se mantenha afastada é necessário que cada morador fique em alerta para possíveis criadouros em seu imóvel, no local de trabalho, escolas e igrejas, entre outros.

Fonte: Secretaria de Saúde de Morretes - Fone: (41) 3462-1266