Turismo

Histórias e Curiosidades

Historiador - Historiador Éric Joubert Hunzicker

“Terra terra terra”

O povoado foi fundado em 1721, mas oficialmente, em 31 de outubro de 1733 foram demarcadas as 300 braças da cidade, a partir do local onde hoje está o monumento Marco Zero. Autoridades presentes jogaram punhados de terra ao ar e gritaram “Terra terra terra”. A capela construída em meados do Século XVIII e dedicada ao “Menino Deus dos Três Morretes” – referência aos pequenos morros que circundam a cidade – deu origem ao nome da cidade.

Dom Pedro II em Morretes

Em 31 de maio de 1880 Dom Pedro II sua esposa e comitiva desembarcaram em Paranaguá. Por 20 dias percorreu cidades do Paraná. No retorno da Lapa a Curitiba há registros de acidentes com as carruagens nas rústicas estradas de terra de lama. No retorno, para o embarque no porto de Paranaguá, passou por Antonina e pernoitou em Morretes.

Porto de Cima e Porto Barreiros

O Rio Nhundiaquara – Antes chamado Cubatão – recebia navios para carregar erva-mate que descia pelo Caminho da Graciosa. O movimento era intenso fazendo de Morretes o mais importante entreposto entre o planalto e o litoral. No ano de 1834 transitaram por Morretes 1.025 tropas com 9.259 animais. Havia nesta época 47 engenhos de erva mate no município. As embarcações aportavam no Porto de Barreiros e chegavam até o Porto de Cima.

A Central do Telégrafo

Morretes foi o mais importante centro de distribuição de conexão de mensagem via telégrafo do Sul do Brasil. A sede era o edifício onde hoje funciona o Hotel e Restaurante Nhundiaquara  

Pico do Marumbi

Com seus 1.539 metros, o conjunto Marumbi é a primeira montanha no Brasil “conquistada” com o espirito esportivo, por Joaquim Olimpo de Miranda e sua equipe de montanhistas, em 1879. Um dos cumes é chamado Olimpo em sua homenagem. A região mantém até hoje esta característica de esportividade e aventura.

Centro Histórico

Com edifício e templos Tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural, Morretes guarda as lembranças de seu importante e glorioso passado.

Curiosidades

Igreja de São Benedito – A irmandade de São Benedito fundada em 1970 por “pretos, escravos, pessoas livres, administradores ... com tanto que professassem a religião Católica Romana”.  A arquitetura e os ornamentos internos da igreja até hoje são preservadas.

Cemitério 

O cemitério do Porto de Cima possui três entradas e espaços separados. Um reservado aos ricos, outro para pobres e um terceiro para escravos. O cemitério Santa Esperança, na cidade, é assim chamado pois no local foi enterrada a escrava Esperança, por seu proprietário Antonio Gonçalves do Nascimento, um dos construtores da Usina Central. Ele doou as terras para a constituição do Cemitério Central.

Mata Atlântica

Como já dito, Morretes é um oásis incrustado na Mata Atlântica, que é um reduto de estudos e intenso turismo. Quase a totalidade do município tem sua área protegida por alguma unidade de Conservação seja estadual ou federal. As espécies de animais silvestres e a punjante vegetação nativa e uma atração a parte. Morretes possui uma das maiores extensões protegida da mata atlântica.

Nosso Barreado

Um prato que, de tão antigo, se confunde com a nossa história e, de tão saboroso, e atrai admiradores de todas as partes. O tradicional barreado é um suculento prato preparado de carne e condimento especiais que passam a madrugada em cozimento em panelas de barro. Matéria de inúmeras da mídia nacional, o típico barreado de Morretes é o prato principal oferecido aos visitantes da cidade.