Prefeitura de Morretes participa de evento dentro da programação do novembro negro na IFPR

Publicado em: 25/11/2022 08:48

A Prefeitura Municipal de Morretes informa que na última semana, nosso Diretor de Meio Ambiente André Lucas foi ao IFPR Paranaguá atender o convite de condução de uma vivência cultural, dentro da programação do "Novembro Negro".

O evento teve como temática: “Escrevivências: As vozes negras do litoral Paranaense”. Fazendo referência ao termo desenvolvido pela escritora minera Conceição Evaristo, no sentido de dar voz as diferentes narrativas da população negra e seus diferentes contextos de vida, denunciando assim situações de desigualdade e racismo que vivenciam.

A atividade contou com a participação de cerca de 70 pessoas, entre jovens estudantes do médio e técnico, além de estudantes do ensino fundamental de uma escola próxima que prestigiaram a atividade, bem como, o corpo docente e pedagógico de ambas as instituições. E sensibilizou, por meio da tradição oral e de elementos da cultura africana, para reflexões fundamentais acerca das contribuições deste legado na sociedade contemporânea e a grande necessidade de maior valorização deste legado.

Em consonância ao movimento de valorização do legado do povo africano, a Prefeitura de Morretes abriu um importante espaço para ampliação deste debate com a realização de atividades de Celebração ao Dia da Consciência Negra, que aconteceu no Coreto Imigrantes no último domingo 20/11.

E ainda, em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação, a plataforma Clickideia se disponibilizou na criação de novos conteúdos sobre o tema, para acesso na plataforma tecnológica das escolas atendidas pelo programa e distribuição dos links colaborativos na rede de ensino do município.