Prefeitura de Morretes realiza reunião com professores e anuncia reajuste salarial

 

Publicado em: 30/01/2026 18:32

Whatsapp

 

Na sexta-feira, 30 de janeiro, a Prefeitura de Morretes realizou uma reunião para tratar de pautas relacionadas à valorização do magistério e ao fortalecimento da educação no município. O encontro reuniu representantes do Poder Executivo, da Associação dos Professores de Morretes (APM) e diretores das escolas da rede municipal.

Participaram o prefeito Sebastião Brindarolli Junior; pela Secretaria Municipal de Educação, Vânia Stopinski, Adriana Assumpção, Stefany Ostrovski Lucas e Jeanie Elis Silva Oliveira; pela Secretaria Municipal de Administração, Jéssica R. Montalvão; pela Secretaria Municipal da Fazenda, Leandro Bonsenhor Zanciskoski; pela Procuradoria Jurídica do Município, Maíra Beatriz de Oliveira Silva; além das representantes da APM, Flávia Rebello Miranda, Lucimeiri Aparecida de Oliveira e Juliane Valério. Diretores das escolas municipais também estiveram presentes.

Durante a reunião, foi anunciado um reajuste de 17% no piso salarial do magistério, com Projeto de Lei a ser encaminhado à Câmara Municipal. A Administração Municipal ressaltou que a proposta foi construída com responsabilidade fiscal, planejamento financeiro e diálogo permanente, reafirmando o compromisso com a valorização dos profissionais da educação e com a sustentabilidade dos investimentos públicos.

O encontro também abordou o planejamento financeiro do município, as ações desenvolvidas pelas secretarias envolvidas, melhorias nos indicadores educacionais, ações pedagógicas em andamento e o planejamento de reformas nas escolas da rede municipal.

A Prefeitura reforçou, ainda, seu respeito e consideração à Câmara Municipal de Vereadores, reconhecendo o papel fundamental do Poder Legislativo na análise e discussão do Projeto de Lei. Segundo o prefeito Sebastião Brindarolli Junior, “o diálogo com a Câmara tem sido transparente e respeitoso, sempre com responsabilidade e compromisso com o município”. Ele também destacou que vêm sendo tratadas, de forma responsável, possibilidades de avanços para outras categorias do funcionalismo público, sempre dentro dos limites legais e financeiros de Morretes.

Em diálogo com o presidente da Câmara, o prefeito informou que “o Projeto de Lei será protocolado na próxima segunda-feira, dia 02, para análise dos vereadores da Casa de Leis”. A Administração Municipal reafirma seu respeito a todos os vereadores e vereadoras, confiando no debate democrático e responsável em benefício da população de Morretes.

Por fim, foi esclarecido que o pagamento do reajuste ocorrerá após a vigência da lei. “Caso não seja possível a implementação imediata, há a possibilidade de pagamento retroativo, sempre em conformidade com a legislação vigente”, destacou o prefeito.