Informações importantes sobre as Eleições 2022

Publicado em: 02/10/2022 09:17

Neste domingo, dia 2 de outubro, voltaremos as urnas para escolhermos mais uma vez nossos representantes federais e estaduais, e a Prefeitura de Morretes vem até você trazer algumas informações muito importante para esse dia.

Antes de sair de casa, verifique se está tudo certo, documentos pessoais, título de eleitor, e fique atento em qual zona e seção eleitoral irá votar.

O Tribunal Superior Eleitoral também disponibiliza o aplicativo “e-Título”, a via digital do título de eleitor, o qual é possível ter acesso fácil e rápido às informações pessoais na Justiça Eleitoral.

O “e-Título” substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral na hora de votar, desde que esteja atualizado e com foto e é necessário que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital.

No dia da eleição, ele também pode ser usado para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral), justificar a ausência, entre outras funções, o aplicativo está disponível nas plataformas IOS e Android, mantenha o App atualizado e qualquer dificuldade reinstale o aplicativo, porém, não deixe para a última hora, no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com seu uso.

O voto é obrigatório para pessoas acima de 18 anos e opcional para pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e entre 16 e 17 anos.

O horário de votação em todo o Estado do Paraná, será das 8h às 17h, eleitores que estiverem na fila para votar antes das 17h terão seu direito garantido mesmo com o fechamento das zonas eleitorais.

A ordem de votação este ano será da seguinte forma, primeiro você irá votar para Deputado Federal (com quatro dígitos); em seguida Deputado Estadual (com cinco dígitos); Senador (com três dígitos); Governador (com dois dígitos); e por último no Presidente da República (com dois dígitos).

Para votar em quem te representa, não deixe de pesquisar quem serão seus candidatos, pois são eles que irão te representar por 4 (quatro) anos, não acredite em fake news e não negligencie seu voto, faça parte da maior democracia do Brasil.