Morretes celebra a assinatura de acordos de cooperação institucional do Programa da Invest Paraná de Apoio ao VRS

Publicado em: 17/08/2021 10:29

Nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, o Prefeito Municipal de Morretes, Junior Brindarolli, e a Secretária de Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Urbanismo, Tatiana Perim, participaram do evento para celebrar a assinatura de acordos de cooperação institucional do Programa da Invest Paraná de Apoio às Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná.

O evento foi realizado no Salão de Atos do Palácio Iguaçu e contou com a presença do Vice-Governador, Darci Piana, do diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, além do Secretário do Desenvolvimento Ambiental e de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, e Secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega, entre outras entidades e autoridades do governo da província de Hyogo, no Japão.

O objetivo do Programa é integrar produtos locais do estado à cadeias de valor, de forma sustentável, fortalecendo relações sociais, culturais e ambientais. O Programa está sendo iniciado em dois territórios: no litoral, especificamente nos municípios de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, nesta região estão sendo trabalhados os conceitos de turismo de natureza e de base comunitária, além do desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis de produtos regionais e da Mata Atlântica. A outra região é São José dos Pinhais, que receberá uma nova barragem de captação de água, trabalhando a transição da produção local para negócios sustentáveis.

Também deve haver a instalação de uma estação Michi no Eki nas regiões, projeto de origem japonesa, importado por meio da irmandade entre o governo da província de Hyogo e o Paraná, e que consiste em estruturas à beira da estrada organizadas para recepção de viajantes e turistas e promoção dos produtos e do turismo local.