O centro histórico de Morretes recebeu no sábado, 13, o primeiro dia do Litoral Étnico – Mostra Folclórica de Morretes. O evento aconteceu na Praça dos Imigrantes e reuniu cerca de 500 pessoas, entre moradores, turistas e comerciantes que acompanharam as apresentações culturais.
A abertura contou com a presença de Blanca Hernando Barco, presidente da Aintepar (Associação Interétnica do Paraná), presidente do Centro Espanhol do Paraná e cônsul honorária da Espanha. Na sequência, o público acompanhou as apresentações do Centro Espanhol do Paraná, do Grupo Folclórico Alte Heimat (dança alemã) e do grupo Oz Música e Dança Cigana.
Paralelamente às apresentações, ocorreu na praça, ao lado do coreto Jeff Petersen, uma exposição temática com trajes típicos, elementos da tradição e da cultura, além da integração com o comércio local de artesanato e gastronomia.
A programação do Litoral Étnico segue no próximo sábado, 20, com as apresentações do grupo Raízes de Bolívia, às 13h, e da escola Maisha Bella Dança, às 14h. O evento terá continuidade também nos dias 11 e 25 de outubro, sempre aos sábados, das 13h às 16h, no Coreto Jeff Petersen, localizado na Rua das Flores, à beira do rio Nhundiaquara.
O Litoral Étnico – Mostra Folclórica de Morretes é uma realização da Esper & Meschino Produções, com recursos da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), por meio do Mecenato Subsidiado/Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), e apoio da COPEL. A iniciativa conta ainda com a parceria da Prefeitura de Morretes e das comunidades étnicas participantes.