C R A S de Morretes realiza ações no mês de junho visando a conscientização da violência contra a pessoa idosa

Publicado em: 08/07/2022 14:13

No mês de junho, foi comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, e no Brasil previsto pela Lei 8.842 de 1994, que garante assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Em Morretes, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou algumas atividades, visando essa conscientização pela sociedade morretense, onde desenvolveu um projeto com diversas ações e 3 encontros, envolvendo setores sociais da Prefeitura de Morretes e a população.

O primeiro encontro aconteceu com os voluntários do CRAS, que se reuniram e participaram do “CineCRAS”, onde foi exibido um documentário chamado: "Envelhescencia", que conta a história de 6 idosos, mostrando como eles se reinventaram após chegarem na terceira idade, e um novo olhar sobre o envelhescer.

O segundo, foi uma roda de conversa, com a participação da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e teve como público, voluntários do CRAS e APMI, visando a orientação de assuntos envolvendo os direitos dos idosos.

O terceiro e último encontro, foi uma ação prática realizada no salão social da Secretaria Municipal de Ação Social, com uma gincana organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes, com atividades para os voluntários da APMI e contou com a parceria do CRAS, CREAS e Secretaria Municipal de Saúde.

Todo o projeto foi desenvolvido pelas Equipes Técnicas do CRAS e CREAS, com o objetivo de prestar à comunidade um serviço de convivência e fortalecimento dos vínculos.

A Prefeitura de Morretes convida a todos para refletir sobre o respeito aos direitos dos idosos, contribuir com ações, não negligenciar abuso e abandono e principalmente denunciar casos de maus tratos e violação dos direitos dos idosos.

Para denunciar, entre em contato com o telefone, 3462-1502, ou no e-mail creas@morretes.pr.gov.br - Creas ou aqui no Paraná você também pode discar 181 ou encaminhe um email para disqueidoso@seds.pr.gov.br