No domingo (7) jardim da Casa da Estação, em Morretes, recebeu a Oficina Palavras em Movimento, atividade idealizada e produzida pela escritora e roteirista Heli Oliveira. O encontro reuniu cerca de 30 participantes, com idades entre 5 e 70 anos, em uma vivência que integrou literatura, artes visuais e momentos de convivência.
A oficina teve início com reflexões conduzidas por Heli Oliveira, que abordou aspectos antropológicos da arte de contar histórias e apresentou poemas como estímulo à escrita. A partir dessa dinâmica, os participantes elaboraram palavras que definiam Morretes e as transformaram em poesia. Durante o processo, a autora percorreu as mesas, lendo versos sorteados de uma cestinha.
Na segunda parte da atividade, o artista plástico Emer Ramos orientou o grupo em exercícios de pintura e colagem com guache, transformando as criações literárias em expressão visual. O trabalho resultou em uma exposição coletiva, organizada em um varal poético montado no local.
A programação incluiu ainda um lanche com Delícias de Morretes e um espaço dedicado à experimentação com máquina de escrever, no qual os participantes puderam datilografar poemas em formato tradicional.
A oficina integrou o projeto Palavras em Movimento – oficina de letramento político, cultural e social através da poesia, que também foi levado às escolas municipais rurais Maria Augusta, Theresa Madalozo e Barro Branco no dia 9 de setembro, envolvendo 60 crianças em atividades poéticas e criativas.
O projeto é uma contrapartida cultural viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Morretes e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.