Ano Eleitoral, a Prefeitura de Morretes traz a população qual a sua importância

Publicado em: 01/08/2022 09:53

O ano de 2022, será mais uma vez um ano eleitoral, em que no mês de outubro toda a população terá a oportunidade de exercer sua cidadania através da escolha de seus governantes, em âmbito nacional e estadual.

Nesse processo de escolha, serão eleitos Presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

A eleição é fundamental para o exercício da democracia em nosso país, pois traduz a maior expressão de cidadania, sendo caracterizada como um instrumento de inclusão dos cidadãos brasileiros na tomada de decisões que refletem diretamente no desenvolvimento do país, atingindo estados e municípios brasileiros e seus interesses coletivos.

Cada um, em sua individualidade, como cidadão, deve fazer a si mesmo a seguinte pergunta: “Como eu gostaria que o Brasil fosse?”, e é através deste questionamento que nos possibilita refletir acerca de quem queremos no poder, que precisamos de maneira consciente escolher aqueles que efetivamente estejam aptos para desempenhar uma boa gestão, visando em primeiro lugar, os direitos e necessidades da sociedade como um todo.

Vale lembrar que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 1º, afirma que “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”, portanto, diante desse cenário que se aproxima, a Prefeitura Municipal de Morretes traz até a população curiosidades e informações de como serão os procedimentos neste ano.

Em 31 de maio de 2022 a Prefeitura de Morretes assinou o Termo de Adesão ao projeto “Cabina da Informação”, edição 2022, que tem por objetivo veicular diariamente vídeos informativos, relacionados às temáticas envolvendo o processo eleitoral. Os vídeos são de autoria do TRE/PR em parceria com a EJE/PR – Escola Judiciária Eleitoral do Paraná.