Feira de Produtor Rural de Morretes comemora 10 anos no município

 

Publicado em: 10/06/2022 15:37

Whatsapp

 

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em parceria com a Prefeitura de Morretes, Câmara Municipal de Morretes (CMM) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), promovem neste mês de junho a retomada da Feira do Produtor Rural.

A Feira volta a funcionar neste dia 10 de junho a partir das 18h até às 22h no Pátio da Prefeitura Municipal, em homenagem aos 10 anos de Feira estabelecida no município, o evento irá contar com muita música, pratos típicos, comercialização de produtos locais e chopp artesanal da região. 

A Feira do Produtor em Morretes é uma iniciativa coletiva entre o IDR-PR, a CMM, Prefeitura de Morretes, a Secretaria Municipal de Agricultura e o CMDRS. Em 2005 foi elaborado a Lei nº 018/2005 que tinha como obrigatoriedade que todos os produtos comercializados na feira fossem orgânicos, mas em 2010 essa lei foi revogada, criando-se uma nova, hoje a atual lei municipal que incentiva a comercialização de produtos locais é a Lei nº 120/2010, a qual instituiu-se a “Feira Livre do Município de Morretes para Agricultores Familiar”. 

Segundo Ruth Pires, engenheira agrônoma, o objetivo da Feira é sensibilizar a comunidade a “comercialização do km zero", a qual a população pode comprar e adquirir produtos direto dos produtores, propiciar um rico ambiente de apoio entre os agricultores e consumidores, enriquecer e multiplicar o consumo consciente de produtos orgânicos, cultivar a cultura da feira fortalecendo a agricultura familiar no município e fomentar cada vez mais o turismo e as suas culturas locais.

A Feira do Produtor iniciou no ano de 2012, com cerca de 6 famílias de produtores, hoje a feira tem como obrigatoriedade 20% das barracas destinadas à comercialização de produtos orgânicos e pode chegar a ter de 6 a 10 barracas.  

As instituições que promovem o evento também contam com a parceria da APAE de Morretes que estará participando da Feira, comercializando seus produtos em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes