Dia 31 de maio, dia mundial sem tabaco

 

Publicado em: 31/05/2022 09:41

Whatsapp

 

Atenção para as Doenças causadas pelo Tabagismo

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado anualmente no dia 31 de maio. A data foi criada para alertar as pessoas sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

MALES DO TABAGISMO

O tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano no mundo, só no Brasil são 161 mil óbitos anuais. Os fumantes passivos, ou seja, aqueles que não fumam, mas estão ao redor de fumantes, inalam uma fumaça com três vezes mais nicotina e até 50 vezes mais tóxica do que a fumaça tragada pelo fumante.

Os fumantes também têm 45% mais chances de complicações com a Covid-19, pois o tabaco aumenta a frequência de infecções respiratórias virais, bacterianas e fúngicas, devido principalmente ao prejuízo ao sistema imunológico, além de aumentar riscos de infarto e AVC e risco para câncer em vários órgãos.

SEMPRE É TEMPO DE PARAR

Parar de fumar sempre vale a pena e só traz benefícios para a saúde. A cada 20 minutos após parar de fumar, por exemplo, a pressão sanguínea volta ao normal. Depois de duas horas não há mais nicotina no sangue. Em oito horas sem cigarro, o nível do oxigênio do sangue volta ao normal e após 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes