Prefeituras de Morretes e S J P visitam Aldeia Indígena na região, visando projetos e melhorias à população

Publicado em: 16/05/2022 12:20

Fotografia: Sergio Neves Filho/Prefeitura SJP-PR

Na quinta-feira (12/05), o Prefeito de Morretes Júnior Brindarolli, acompanhado do Vereador Fabiano Cit, a Prefeita de São José dos Pinhais Nina Singer e suas equipes técnicas, estiveram na Aldeia multi-étnica, Tupã Nhe'é, onde foram recebidos pela Cacique Andreia, moradores da aldeia e o corpo pedagógico da Escola Indígena Emilia Jera Poty. A Aldeia está localizada dentro do Parque Nacional da Guaricana, em Morretes, próxima a divisa com São José dos Pinhais.

Além de conhecer mais da cultura e costumes dos povos indígenas que coabitam na aldeia, a visita teve por objetivo ouvir as demandas comunitárias e avançar na cooperação entre as cidades na busca por melhorias na qualidade de vida da comunidade indígena.

Morretes tem dado atenção à aldeia e acredita na convivência social e no fortalecimento dos direitos indígenas, valorizando os costumes e contribuindo com ações para suprir as necessidades, sem desigualdade, para os diferentes povos. Assim, iniciou a parceria com o município de São José dos Pinhais, articulação importante que renderá bons frutos à comunidade.

Atualmente estão presentes na aldeia as etnias Guarani M'bya, Kaingang e Xetá. A Cacique Andreia enfatizou a importância de mudar a forma como a sociedade vê os povos originários e seus saberes, para valorizar e auxiliar em seu fortalecimento.

Neste sentido, a aldeia vem realizando há 3 anos sua Mostra Cultural, com dias de visitação e vivência cultural na aldeia e em outro momento em espaços sediados pelo Município, apresentando seus saberes, artesanatos, cantos, danças e a prática do arco e flecha, recebendo visitantes e estudantes do Município, oportunizando as crianças e jovens de Morretes vivenciarem um pouco dos saberes dos povos originários.