Prefeitura de Morretes esclarece o cancelamento da Festa Feira no município em 2022

Publicado em: 27/04/2022 09:25

A Festa-Feira é um evento tradicional da Cidade de Morretes, com duração aproximada de 9 (nove) dias, e possui como proposta oferecer uma programação cultural diversificada e valorizar os produtores agrícolas, artesãos e comércio local.

O evento busca, antes de tudo, promover a convivência harmônica em espaço público, convidando a população a se apropriar da cidade de forma criativa, por meio da exposição de produtos agrícolas e artesanais, da música e da gastronomia.

A Festa-Feira era ansiada por todo o povo morretense, assim como pela Prefeitura. Não apenas pelo caráter cultural e tradicional, mas também pela perspectiva de movimentação econômica e turística, promovendo a visibilidade da cidade e valorização dos produtos e culturas locais. Infelizmente, em razão de condições especiais, geradas pela pandemia e alguns outros fatores o evento se mostrou inviável neste ano.

O ano de 2022 se iniciou conturbado, com muitas incertezas acerca do rumo que a crise pandêmica iria tomar, não apenas em âmbito municipal, mas internacional. Visando privilegiar os cuidados com a saúde pública, a Prefeitura optou por cancelar quaisquer festividades de carnaval. Pelo mesmo motivo, a Festa-Feira foi colocada em posição de reavaliação, até que fosse possível vislumbrar a direção que a pandemia iria tomar.

Em um primeiro momento, devido às perspectivas de melhora do cenário nacional, a Prefeitura não apenas cogitou realizar o evento, como também iniciou as providências para sua execução. Formalizada a comissão da Festa Feira, conforme Decreto n.º 379/2022, a programação foi submetida à análise sendo adiada para o final do mês de maio. A partir deste momento foi elaborado um projeto preliminar com orçamento, bem como foi publicado Edital de Convocação para Patrocínio.

Apesar dos esforços, a execução da festividade mostrou-se inviável. Isto porque obras importantes como a revitalização da Orla do Rio Nhundiaquara e recapeamento da Rua Conselheiro Sinimbu estão em fase avançada para sua realização, vias comumente utilizadas para a realização da Festa-Feira, o que impediria a livre e segura locomoção dos moradores, turistas e feirantes durante a festividade.

Além disso, a falta de tempo hábil para a preparação de um evento de grande porte se tornou um importante entrave para a realização satisfatória da Festa. É importante destacar, ainda, que a falta de tempo não foi o único fator determinante para o cancelamento, pois um evento deste porte também exige alto investimento e mão de obra.

O Município encontra-se com a perspectiva de arrecadação reduzida impossibilitando o custeio da totalidade do evento sem comprometer ou arriscar as finanças, ou as certidões negativas conquistadas, primordialmente, pelo fato de que neste ano de 2022, ante a ausência de pedágio, o Município perdeu cerca de 10% (dez por cento) de sua arrecadação anual.

Apesar da publicação do mencionado Edital de Chamamento Público para Patrocínio da Festa-Feira, não foi possível obter o montante necessário para a realização da festividade.

Desta forma, a Prefeitura de Morretes se compromete a iniciar, desde já, o planejamento de uma grande Festa-Feira para o ano de 2023.

É evidente e a gestão reconhece que a ausência de um evento desta importância, abre uma enorme lacuna na perspectiva financeira do comércio local, situação ainda agravada pela crise decorrente da pandemia do Novo Coronavírus.

Portanto, para minimizar a ausência de realização da Festa-Feira, e mitigar o impacto da crise pandêmica, a Prefeitura já está trabalhando em eventos e feiras para movimentar a cidade em 2022, os quais serão realizados pela iniciativa pública e/ou privada.

Em breve serão divulgadas novas informações.