Prefeitura de Morretes retomará a revitalização na Orla do Rio Nhundiaquara

Publicado em: 26/04/2022 14:30

A Prefeitura de Morretes informa que, nesta segunda-feira (25), retomará a Obra de Revitalização da Orla do Rio Nhundiaquara.

O projeto de revitalização necessitou de aprovação da Coordenadoria do Patrimônio Cultural (CPC), considerando que a Orla do Rio Nhundiaquara está na Zona do Centro Histórico, em processo de tombamento.

A obra envolve a recuperação de algumas estruturas existentes às margens do Rio Nhundiaquara e trará grandes benefícios, tanto para a comunidade quanto aos turistas, visto que por um longo período a Orla não recebia manutenção e ajustes que se faziam necessários para a maior comodidade de todos.

Estão previstos serviços de recuperação de piso (parcialmente já realizado), estruturas metálicas e pintura dos coretos. Além disso, serão realizados serviços de paisagismo, colocação de bicicletário e banco tipo floreira (serviço já realizado), bem como, instalação de placas de sinalização e colocação de vasos para delimitação da caixa viária para o tráfego controlado dos carros. Há previsão também de instalação de novas lixeiras ao longo da Orla.

O projeto foi elaborado e teve sua execução iniciada ainda na gestão anterior e antes da pandemia, em 2020, foi paralisado por problemas na execução. O cronograma previsto não foi cumprido e o contrato com a empresa que executava a obra perdeu vigência, sendo encerrado.

Desde o início da atual gestão, em 2021, houve a mobilização de esforços, visando a retomada da obra e a conclusão do projeto. Houve também a necessidade de aprovação de Projetos de Lei para incluir a previsão dos recursos nas leis orçamentárias do município nos anos de 2021 e 2022 e atualização das planilhas orçamentárias, possibilitando a realização de uma nova licitação.

O Cronograma das atividades se subdivide em Fase 1 — com três meses para execução e finalização do serviço e fase 2 — com três meses para execução e finalização da obra.

A obra será executada pela empresa LOGISTICA ENGENHARIA LTDA e receberá repasse do Ministério do Turismo. O valor aproximado de investimento é de cerca de R$ 450.000,00 entre as fases que já estão concluídas e as que ainda serão executadas.