Prefeitura de Morretes convida a população para dar inicio ao Projeto Cidade do Pólen

 

Publicado em: 23/03/2022 15:35

Whatsapp

 

A Prefeitura de Morretes, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) e a Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social (SGDES), convidam a todos para a cerimônia de lançamento do Projeto Morretes Cidade do Pólen.

A cerimônia acontecerá no próximo sábado dia 26 de março, às 12:15 na Praça Rocha Pombo, em caso de chuva, o evento será transferido para o Salão da Escola Municipal Miguel Schleder, na rua XV de Novembro, 135, no centro de Morretes.

O Projeto Morretes Cidade do Pólen, visa a conservação da maior faixa contínua de Mata Atlântica e a conscientização da população sobre a importância da polinização realizada pelas abelhas. O projeto também pretende fortalecer os agricultores familiares da região, através dos sistemas agroflorestais, produção orgânica e ecológica.

O Projeto está dividido em 3 etapas, as quais irão ser voltadas para produção sustentável, capacitação dos produtores, conscientização popular e conservação dos polinizadores, transformando assim o município em um pólo de meliponicultura.

A primeira fase do projeto, chama-se “Jardim do Mel”. Cerca de oito praças públicas da cidade irão receber de 3 a 4 caixas de abelhas, a SMAA também irá doar uma caixa de abelha para cada escola do município, totalizando aproximadamente mais de 40 caixas de abelhas doadas e instaladas pela Secretaria. O objetivo dessa primeira fase do projeto é conscientizar a importância da polinização.  

Já a segunda fase do Projeto “Cidade do Pólen” será o “Circuito do Pólen”, que através de uma parceria com a TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná) tende a fortalecer os agricultores familiares, nesta fase o produtor irá receber uma caixa da  abelha mandaçaia, essa abelha é rara no Paraná e coleta uma resina da palmeira produzindo um propolis azul, o qual é medicinal e faz parte de estudos específicos para o  instituto. 

Ainda na segunda fase, a TECPAR juntamente com a SMAA, disponibilizaram cursos e oficinas aos agricultores selecionados, onde irão aprender a fazer o manejo das abelhas e como construir as caixas para essa abelha diferenciada. 

Para ser um agricultor rural selecionado, o produtor deve realizar sua consulta na Secretaria Municipal de Agricultura e cumprir alguns requisitos do projeto. O objetivo dessa fase é apoiar o agricultor e as suas produções. 

Por último, a terceira fase do Projeto, chama-se “Caminho do Pólen”, que através de uma parceria com a SEDEST (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) realizará os jardins de mel na Estrada da Graciosa e nas linhas férreas do município, os pontos selecionados receberão de 3 a 4 caixas de abelhas, dentre os pontos escolhidos está a Estação Land e a Estação Marumbi. 

O Projeto é uma realização da TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná); CEDESPR (Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná); Prefeitura de Morretes; Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, e conta com o apoio da Serra Verde Express; Ekôa Park; Pró Metropole; Sebrae; UFPR Litoral; Unespar (Universidade Estadual do Paraná); Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná); Invest-Pr; PMC (Prefeitura de Curitiba); Instituto Água e Terra.   

Para mais informações ou dúvidas entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, (41) 3462-1266 ou no telefone: 41 98724-8912, e também por e-mail: agricultura@morretes

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes