Cidadãos de Morretes participam da Semana de Artesanato na cidade de Matinhos

Publicado em: 22/03/2022 13:20

Prefeitura de Morretes comunica a participação do nosso município na Semana de Artesanato na cidade de Matinhos, entre os dias 19 e 26 de março de 2022, onde estaremos representados por 3 (três) dos nossos artesãos locais em uma troca de experiências com artesãos de todo nosso litoral.

A semana do artesanato é um evento promovido pela Prefeitura de Matinhos e pelo departamento de cultura do município e trará rodas de conversa, palestras, oficinas, qualificação e desenvolvimento na arte popular.

A cidade de Morretes é muito conhecida pelas suas feiras de artesanato popular, e alguns desses feirantes estarão na Semana de Artesanato levando seus conhecimentos e seus produtos artesanais.

José Luciano dos Santos, artesão e morador de Morretes é um dos convidados e apresentará seu trabalho através da Oficina de Artesanato em Cipó. Sua produção varia em objetos de cestaria, luminárias, quiosques, enfeites decorativos, painéis, móveis, esculturas, pérgolas e podem ser comercializadas tanto na Feira Artesanal de Morretes quanto na internet.

Outra artista que representará Morretes será, Denise Alpendre, que exerce sua linguagem artística através do artesanato intitulado “Sustentabilidade Morretes – Artesanato Sustentável”. Ela produz suas peças através dos descartáveis, agregando valor e levando a conscientização, fazendo uso dos “3Rs”: Reciclar, Repensar/Reduzir e Reutilizar. A matéria-prima do seu artesanato são os materiais reutilizáveis, como garrafas pets, caixas de leite, caixas de papelão e tecidos, resultando em confecções como pufes, penal, bolsas (ecobags), utilizando também materiais complementares como fita adesiva, material para costura e espuma. Seu trabalho é divulgado através de sua página pessoal do Facebook “Denise Alpendre” e “Atelier By Denise Alpendre”.

As oficinas dos artesãos José Luciano e Denise Alpendre acontecerão no dia 23 de março, quarta-feira a partir das 9:00 na cidade de Matinhos e para participar basta se inscrever no link abaixo: