Prefeitura de Morretes realiza o primeiro Mutirão de Saúde na Comunidade do Itaperuçu

Publicado em: 19/10/2021 14:57

No último sábado dia (16/10), das 9 às 13 horas, a Secretaria Municipal de Saúde de Morretes realizou o primeiro Mutirão da Saúde, no barracão da capela São Cristóvão, no bairro do Itaperuçu.

O projeto “Mutirão da Saúde” surgiu a partir da solicitação de dois vereadores, Isael Alves e Fabiano Cit, pois a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da comunidade do Itaperuçu é a UBS da comunidade Sambaqui, de difícil acesso a população, por estar do outro lado da BR 277.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve no local dias antes e analisou que havia espaço adequado para a realização de uma ação de saúde e assim foi organizado um rol de atividades, que se concretizou no último sábado.

A Secretaria pode realizar atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, visto que são eixos essenciais da Atenção Primária. Com o estado global de pandemia este tipo de atendimento foi completamente prejudicado, não sendo possível a realização de ações que gerassem aglomerações de pessoas.

Contudo, considerando o avanço recente da vacinação, o números de casos e óbitos reduziram significativamente, possibilitando a reaproximação junto às comunidades.
As atividades realizadas neste primeiro Mutirão da Saúde foram:

Cadastros individuais e domiciliares dos moradores da comunidade que compareceram na ação de saúde. Os responsáveis em realizar essa ação foram os Agentes Comunitários de Saúde que se disponibilizaram a participar; Consultas médicas, precedidas de preparo dos pacientes por parte da Técnica de Enfermagem; Atividade de observação sobre o processo de higienização e sanitização das mãos com o uso de álcool; Orientações por parte de uma profissional enfermeira sobre o Auto exame das mamas; Orientações sobre Diabetes com o profissional farmacêutico, que também realizou exames de glicemia capilar; Escovódromo, prática em que dentista e técnicos de saúde bucal realizam orientações sobre a correta forma de escovação e prevenção de doenças bucais, bem como distribuição de KITS de saúde bucal.

Durante o Mutirão da Saúde foi servido um delicioso Coffee Break, preparado pela própria comunidade e também pelos vereadores Isael e Fabiano, que participaram da ação.
Também foi possível contar com a presença do Prefeito Sebastião Brindarolli Junior, que tem apoiado este tipo de evento, visto a importância dos serviços de saúde estarem sempre próximos da comunidade.

O Secretário de Saúde, Aaronson Ramathan Freitas esteve envolvido do início ao fim, sendo um dos responsáveis por toda a organização do Mutirão e esteve presente durante toda a ação.
Em breve, o Mutirão da Saúde estará permeando outras comunidades do município.

Fotos: Rafaella Martini