Capacitação aos conselheiros tutelares de Morretes para o exercício 2020 a 2024

Publicado em: 15/09/2021 11:15

A Secretaria Municipal de Assistência Social e a Comissão Organizadora da eleição para Conselheiro Tutelar, pertencente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Morretes, promoveu nos dias 26 e 27 de agosto o curso de Atualização e Capacitação para Conselheiros Tutelares de Morretes.

Participaram da capacitação, conselheiros tutelares titulares e suplentes para o exercício de 2020 a 2024, bem como os conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente.

Fizeram parte da programação quatro representantes do Sistema de Garantia de Direitos: Cabo Moreira, representante do 9º Batalhão de Polícia Militar; Psicóloga Sra. Rayza Tonetti de Ramos, que explanou acerca da temática relacionada ao papel do Conselho Tutelar no assessoramento da política pública voltada à criança e adolescente e a Escuta Especializada; a Dra. Maria Nysa Moreira Nanni, Delegada de Polícia Civil, representando o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (NUCRIA/Paranaguá) e o Dr. Silvio Rodrigues dos Santos Junior, representante do Ministério Público da Comarca de Morretes.

De acordo com a Presidente da Comissão Organizadora Maria Cristina Moraes da Costa Pinto, os conselhos tutelares são responsáveis por receber e apurar as denúncias sobre violações dos direitos da criança e do adolescente. É de suma importância essa capacitação, que visa aperfeiçoar os atendimentos para a realização de um trabalho efetivo voltado para proteção da infância e adolescência.