XIII Conferência Municipal de Assistência Social na cidade de Morretes

Publicado em: 24/08/2021 14:53

XIII Conferência Municipal de Assistência Social na cidade de Morretes

Prefeito Júnior Brindarolli discursando na abertura do evento. (Foto: Henrique Gigel)

A XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Morretes, com o tema “Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social", foi realizado na última sexta-feira dia 20 de agosto. O local escolhido para o evento foi o Educandário.

A abertura da Conferência teve a participação das seguintes autoridades, o Prefeito da Cidade Júnior Brindarolli; a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Dilcenei Consentino Peres; o Secretário de Assistência Social, Alexandre Rocha Junior, o Vereador Julio César Cassilha e a Sra. Luciana de Oliveira Maciel, representando os usuários da Assistência Social.

A palestra do evento foi realizada pela Sra. Jucelma de Lima Silva, que abordou e explanou acerca dos 5 Eixos norteadores da Conferência, assim distribuídos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais; Controle social: O lugar da sociedade civil no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a importância da participação dos usuários; Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social e Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

O evento contou com a ampla participação de representantes das Secretarias Municipais, Ação Social, Governo, Administração, Finanças, Educação e Saúde, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, bem como das entidades sociais: APMI, APAE, Fundação Giovani Malucelli, Associações de Moradores, Pastoral da Criança e usuários da política de assistência social.

As Conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos e são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas, tendo como objetivo reunir governo e sociedade civil para debater e decidir as prioridades na política pública de Assistência Social nos próximos anos, ressaltando a importância desta diante dos resultados já alcançados e as metas almejadas para os próximos anos.