Dia 14 de junho, dia do Doador de Sangue

 

Publicado em: 14/06/2021 16:15

Whatsapp

 

Dia 14 de Junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o propósito da data é homenagear a todos os doares de sangue e conscientizar a população que ainda não doa, sobre a importância desse ato, o qual é responsável por salvar muitas vidas. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014.

A população de Morretes caso deseje fazer parte dessa ação voluntária pode se dirigir a Paranaguá, cidade mais próxima que conta com o banco de sangue, o UCT Hemepar é responsável pelo armazenamento dessas doações. Localizado na Av. Gabriel de Lara - 657.

 

Especificações Para quem deseja doar Sangue.

Segundo a OMS é preciso ser homem ou mulher entre 16 e 68 anos; Ter acima de 50 quilos; Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV; Estar bem alimentado e descansado; As parturientes devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto; Se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar; Após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente; enquanto os homens devem esperar 60 dias.

No Brasil apenas 1,8% da população doa sangue, enquanto a média ideal seria 5%, e a OMS vem tentando chegar a 3%, isso vem mudando nos últimos anos com as campanhas de esclarecimento por todo Brasil e junto à população brasileira para que se aumente o número de doadores de sangue em todo país.

Para mais informações de como doar sangue entre em www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue. A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná disponibiliza cadastros voluntários para quem deseja doar sangue, e também divulga endereços do Hemepar por todas as regiões do Estado.

Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Morretes