Notícias Sec. Turismo

Paraná Turismo está abrindo duas turmas para o cur...
09 Set. 2015 19:11 - Prefeitura - ComunicaçãoParaná Turismo está abrindo duas turmas para o curso de Inglês e Condutor de Turismo de Aventura

Paraná Turismo e Prefeitura de Morretes estão criando duas turmas para os cursos do [ ... ]

Gazeta do Povo destaca os passeios de Morretes/PR
03 Jun. 2015 18:58 - Prefeitura - ComunicaçãoGazeta do Povo destaca os passeios de Morretes/PR

Em Morretes: trem, trekking e helicóptero Programa pela Serra do Mar do Paran&aa [ ... ]

Morretes é destaque no site MSN
07 maio 2015 12:16 - Prefeitura - ComunicaçãoMorretes é destaque no site MSN

Morretes é destaque, no site MSN, por possuir um dos mais belos passeios de trem do Brasil [ ... ]

Vem aí a 32ª edição da Festa Feira Agrícola e Arte...
25 Fev. 2015 16:27 - Prefeitura - ComunicaçãoVem aí a 32ª edição da Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes.

Vem aí a 32ª edição da Festa Feira Agrícola e Artesanal de  [ ... ]

Other Articles

Em Morretes: trem, trekking e helicóptero

Programa pela Serra do Mar do Paraná leva o turismo de aventura para a região. Pacote inclui percurso na Mata Atlântica, pernoite e sobrevoos

15DE8O0N

Nos trechos de penhasco, quando o trem parece voar sobre os morros cobertos pela Mata Atlântica, câmeras fotográficas e filmadoras ganham as janelas. (Fotos: Henry Milléo)

São quase oito horas da manhã quando o sino toca na estação rodoferroviária de Curitiba avisando os passageiros que chegou o momento do embarque no trem que liga a cidade à charmosa Morretes. É um som solitário que sobressai ao burburinho das vozes dos turistas e traz sensação de nostalgia. Lembra as histórias que avós contavam na época em que as composições férreas cortavam o estado encurtando a distância entre famílias, casais apaixonados e promessas de negócios entre o interior e a capital. Também no momento da partida o sino toca e o som vai se esvaecendo à medida que os vagões se deslocam rumo à Serra do Mar.

Mas não será um passeio tradicional pelo segundo destino turístico mais procurado do Paraná (ficando atrás apenas das Cataratas de Foz do Iguaçu). Vamos iniciar o programa do pacote Morretes Aventura, oferecido pela Serra Verde Express, e que inclui, além da viagem de trem, pernoite em pousada, passeios por trilhas, canoagem, cicloturismo e até um voo de helicóperto (opcional) por uma das regiões mais exuberantes do estado.

Joia da engenharia

No interior dos vagões, durante a viagem a Morretes, as conversas giram em torno das expectativas do trajeto. Muitos dos que estão ali ocupando os assentos de uma das quatro classes não são passageiros de primeira viagem. Fizeram o passeio uma vez e voltaram, trazendo familiares, amigos e filhos.

Quando o trem inicia o serpenteio em meio à exuberante paisagem da Serra do Mar, a admiração dos passageiros ganha voz em expressões como “magnífico”, “maravilhoso”, “fantástico”. Um senhor gaúcho que viaja com a esposa solta um “bá”, seguido de um “estupendo de lindo”. O casal veio de Capão da Canoa para visitar o filho em Curitiba e aproveitou para fazer a viagem. A cada túnel – são 13 – ao menos um “que lindo” lhes saía pela boca.

nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Turistas encantados com a paisagem única propiciada pelo passeio de trem da Serra Verde Express.

Nos trechos de penhasco, quando o trem parece voar sobre os morros cobertos pela Mata Atlântica, câmeras fotográficas, filmadoras e celulares ganham as janelas. Ninguém quer perder a oportunidade de levar para casa as imagens mais surpreendentes do passeio, repleto de joias da engenharia, como a passagem sobre o Viaduto do Carvalho, que contorna um trecho de montanha, ou a travessia do túnel Roça Nova, com 457 metros de extensão.

Trilhas & cia

O passeio – uma das 10 viagens de trem mais bonitas do mundo, segundo o jornal britânico The Guardian – pode ser incrementado com outras atividades que proporcionam uma experiência única ao itinerário. É a partir daí que começa a segunda parte do pacote Morretes Aventura. Depois de desembarcar na estação da pequena cidade, o turista pode seguir a pé por uma trilha pelo meio da mata. O trajeto é feito em um caminho calçado com pedras e tem apenas 885 metros, sem muitas dificuldades.

Durante a caminhada é possível encontrar espécies típicas da Mata Atlântica como palmitos e bromélias. Nesse passeio, o turista tem a oportunidade de apreciar com mais intensidade a paisagem que viu pela janela do trem. O fim da caminhada é na estação Engenheiro Lange, de onde a aventura continua movida a um 4×4.

Estação de Morretes: início da programação de aventura depois da viagem de trem.

Estação de Morretes: início da programação de aventura depois da viagem de trem.

Uma trilha calçada permite ao visitante apreciar a exuberância da mata, inclusive espécies típicas como palmitos e bromélias.

Uma trilha calçada permite ao visitante apreciar a exuberância da mata, inclusive espécies típicas como palmitos e bromélias.

O trecho do Jeep Tour Rural segue por 32 quilômetros em meio à mata, passando por vilarejos, rios, locais com paisagens montanhosas, engenho de cachaça, farinheira, fábrica de balas artesanais de bananas, piscinas naturais, cascata, lagos e bosque, até a localidade de Porto de Cima, em Morretes. Lá os visitantes são recepcionados no almoço com pratos típicos da culinária local, como o barreado e muitos frutos do mar. O trajeto leva aproximadamente duas horas e meia e também é de nível fácil.

À tarde, o turista pode escolher a canoagem pelo rio Nhundiaquara, com duração de três horas e nível de dificuldade leve. No trajeto de três quilômetros de descida em meio à mata ciliar preservada estão atrações como corredeiras, piscinas naturais e a beleza da fauna e flora locais. Outra possibilidade é o cicloturismo, que percorre uma distância de 32 quilômetros por uma estrada de terra em nível moderado, passando por vilarejos em meio à beleza da paisagem de Morretes.

O passeio com um jipe 4x4.

O passeio de 32 km com um jipe 4×4 em meio à mata, passando por vilarejos, rios e locais com paisagens montanhosas.

O belo cenário da charmosa ecopousada Casas di Monti.

O belo cenário da charmosa ecopousada Casas di Monti.

 

O melhor fica para o fim do passeio. No dia seguinte, depois de passar uma noite agradável em uma ecopousada, o turista pode fazer um vôo panorâmico de helicóptero sobre trechos de serra e as cidades históricas de Morretes e Antonina, ou ainda pode optar pelo retorno para a capital paranaense, podendo apreciar de um ângulo privilegiado o caminho que fez de trem para chegar até o paraíso que é a Serra do Mar no Paraná.

Morretes vista  durante o passeio panorâmico de helicóptero.

Morretes vista durante o passeio panorâmico de helicóptero.

Fonte: Site Gazeta do Povo 

http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/viagem-de-trem-da-inicio-aventura-em-morretes/

Mais Informações na Secretaria de Turismo e Cultura no fone: (41) 3462-1266

 

empresa facil

banner leideacesso

banner Camara Morretes

Leis Municipais

Coleta Seletiva de Lixo

alistamento

incraEmail exclusivo de atendimento:
incra@morretes.pr.gov.br

 

ACESSO RÁPIDO:

 

   
 

portal da transparencia1

Portal da Transparência

banner do

Diário Oficial

Banner Licita

Licitações