O Sistema de Controle Interno visa a avaliação da ação governamental, da gestão dos administradores públicos e da aplicação de recursos públicos, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.
Esta fiscalização, para atingir as finalidades constitucionais, consubstancia-se nas técnicas de trabalho desenvolvidas no âmbito do Sistema de Controle Interno, denominadas de Normativa de Auditoria e Fiscalização.
Esta Controladoria expedirá Instruções Normativas com a finalidade de orientar e estabelecer procedimentos de controles de atividades inerentes a cada departamento e que servirão de base para os procedimentos de Auditoria Interna.